Cultura e Entretenimento

Lançamentos de livros, teatros, shows, contações de histórias e intervenções culturais agitam o final de semana

 

Desde o dia 24 de outubro, o 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana vem movimentando Itabira com muita literatura, poesia, música, teatro e arte. A programação dos eventos prossegue neste final de semana com atividades para todos os públicos. Tem lançamentos de livros, apresentações musicais, espetáculos teatrais, contações de histórias, intervenções culturais, dentre outras atrações.

No sábado, 27, a partir das 9h, o projeto sociocultural Drummonzinhos realiza uma série de intervenções poéticas pela cidade. Mais tarde, às 18h, a Galeria Literária, montada no prédio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), recebe o lançamento do livro “A Música de Milton Nascimento”, do saxofonista, letrista e escritor Chico Amaral.

Após lançar a sua obra, o músico comanda um show no deck da FCCDA. Na sequência, o percussionista Juninho Ibituruna e o artista Lucas Costa promovem o sarau “Ritmo e Poesia”. A programação de sábado será encerrada com a Roda de Viola, às 21h, em Ipoema, com Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema, Trio Trem de Minas, Cleber Paulo e banda e exposição no Museu do Tropeiro com quadros sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade.

Já no domingo, 28, a programação do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana é destinada para a criançada. Às 10h, na Galeria Literária, acontece a contação de história “Bonequinha Preta”, com “O Quintal da Guegué”. No período da tarde, às 14h, o grupo retorna à FCCDA para mais uma sessão de contações de histórias.

Encerrando as atrações de domingo, o Grupo Girino apresenta o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe de Papel”, que traz uma releitura da famosa obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupery. Os ingressos para essa peça já estão esgotados.

A segunda-feira, 29, começa com a contação “Histórias de Monteiro Lobato”, com a artista Elisa Morenno, às 9h, na Galeria Literária. A contador retorna para mais uma sessão de histórias às 14h, também na sede da FCCDA.

À noite, a Galeria Literária se torna palco para discussões sobre a obra drummondiana e para lançamento de livro. Às 18h30, o jornalista Edmílson Caminha conduz um bate-papo com os professores itabiranos Carlos de Cássia, Márcia Aparecida Martins e Leda Maria Lage Carvalho sobre o tema “Nas Escolas com Drummond”.

Em seguida, às 19h30, o músico, professor e escritor José Miguel Wisnick lança o seu mais recente trabalho, o livro “A Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração”. Ás 21h, no Teatro da FCCDA, ele realiza uma apresentação musical, finalizando as atividades do dia. Para o show, é necessário retirar ingressos pelo site Sympla.

De 24 a 31 de outubro, Itabira se torna literatura, poesia, música, teatro e arte. Homenageando os 90 anos da primeira publicação do histórico poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, o 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana reúnem uma ampla e diversificada programação.

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana são promovidos pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os eventos contam com apoio cultural do Hotel Pousada da Água Santa, Premium Executive Hotel, Meet Restaurant & Lounge, Restaurante Cia. do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.

Neste ano, os eventos têm como tema “No Meio do Caminho” em alusão ao histórico poema de Carlos Drummond de Andrade, que em 2018 completou 90 anos da sua primeira publicação.

Confira a programação completa no www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br

Comentários