Cultura e Entretenimento

Começa nesta quarta-feira o 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana. Confira a programação!

De 24 a 31 de outubro, Itabira se torna literatura, poesia, música, teatro e arte. Homenageando os 90 anos da primeira publicação do histórico poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, o 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana reúnem uma ampla e diversificada programação.

As atividades começam na quarta-feira, 24, às 18h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade. Na ocasião, o escritor Wir Caetano, natural de João Monlevade, promove o lançamento do seu livro “Essa Substância Chamada Infinito” - o volume conta com edição bilíngue (português e espanhol) e o processo de encadernação é totalmente manual.

Já na quinta-feira, 25, acontece a abertura oficial do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana. Logo pela manhã, às 9h, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe o projeto “Poesia e Ciência”, que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira.

Mais tarde, às 14h, na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), acontece a abertura da Galeria Literária com um coral de 50 vozes composto por alunos da Escola Municipal Nico Andrade. O espaço contará com exposição e comercialização de livros, mostras culturais, barracas gastronômicas e bancas de artesanato.

A programação não para por aí. Às 18h, a intervenção poética com o grupo Drummonzinhos antecede a abertura da Exposição Internacional de Arte Postal “No Meio do Caminho”, que acontece às 18h30 e reúne trabalhos de artistas da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América (EUA), Estônia, Finlândia, Itália, Japão, Noruega, Porto Rico, Portugal e Uruguai. Durante a abertura da mostra acontece um bate-papo com escritores sobre o poema “No Meio do Caminho”.

Em seguida, tem lançamento do livro “Canto Mineral”, que reúne os poemas de Carlos Drummond de Andrade com as ilustrações de Carlos Bracher – o artista, ainda, recebe uma exposição com o seu trabalho na Galeria Literária.

Encerrando a quinta-feira, o músico belo-horizontino Clíver Honorato sobe ao palco do Teatro da FCCDA, às 20h30, com entrada franca, para apresentar o show “Ao Seu Dispor”, que traz músicas do primeiro álbum do artista e conta com um tom intimista e dedicado à MPB.

Na sexta-feira, às 9h e às 14h, a Galeria Literária recebe contações de histórias com a equipe da Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto. A primeira atividade também terá a participação das arte-educadoras Josiane Rodrigues e Edilene Magalhães. Depois, às 15h, o grupo Drummonzinhos promove uma intervenção cultural.

A obra de Drummond será debatida às 18h30, quando o juiz e professor Fernando Armando Ribeiro ministrará a palestra “Faces e Chaves do Mundo em Carlos Drummond de Andrade”. Mais tarde, às 20h, o Teatro da FCCDA recebe o espetáculo “Havemos de Amanhecer”, com texto de João Lorenzo e interpretação da Companhia Espaço Mágico. A peça é inspirada no trabalho do poeta itabirano e os ingressos devem ser retirados pelo site Sympla.

As atividades de sexta-feira se encerram com o show de Cláudio Venturini e Telo Borges, às 21h30, em um palco montado na Avenida Daniel Jardim diGrisolia. Os artistas trazem um repertório que passeia pela MPB e Clube da Esquina. A entrada é gratuita.

A programação do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana segue até a quarta-feira, 31, e contará com nomes como Chico Amaral, Edmílson Caminha, José Miguel Wisnick, Ricardo Pereira, Arlete de Falco, Antônio Cícero, Priscila Fantin, Demônios da Garoa, dentre outras atrações.

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana são promovidos pela Prefeitura de Itabira e FCCDA. Os eventos contam com apoio cultural do Hotel Pousada da Água Santa, Premium Executive Hotel, MeetRestaurant&Lounge, Restaurante Cia. do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.

Confira a programação completa no www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br

 

 

Comentários