Cultura e Entretenimento

Após dez anos, Museu de Itabira será reaberto com exposição sobre Elke Maravilha e seresta \"Itabira ao Luar\"

A humanidade sempre teve como desafio a preservação da sua história, memória e cultura. Dessa forma, os museus têm sido de grande importância para estabelecer um elo de ligação com o passado e contribuir para a construção de um futuro mais promissor. Depois de quase dez anos fechado, o Museu de Itabira será reaberto ao público no sábado, 29 de setembro, às 19h, com exposição sobre a artista Elke Maravilha, palestra com o romancista Rui Mourão e seresta “Itabira ao Luar”, que terá a apresentação de Mauro Silva.

A solenidade de reinauguração marca um importante momento para a cultura e o turismo itabirano. O prédio que, hoje, abriga o Museu de Itabira se confunde com a história da cidade: lá foi a primeira sede da Câmara Municipal de Itabira. Porém, em 1971, o sobrado construído no início do século XIX passou a sediar o Arquivo Público Municipal – e se tornou um elemento importante na preservação da identidade do município.

Por isso, a reabertura do Museu de Itabira ganhou destaque especial na Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira. Para celebrar a data, a primeira exposição que receberá em quase dez anos homenageará a atriz Elke Maravilha. A mostra contará com peças de roupas, calçados e assessórios pertencentes à artista – alguns deles, inclusive, confeccionados por ela mesmo.

Elke Maravilha nasceu em 1945, na Rússia, mas chegou ao Brasil ainda criança para morar com a família em um sítio em Ipoema, distrito de Itabira. A sua passagem pela cidade mineira a aproximou da obra de Carlos Drummond de Andrade. Ela, então, tornou-se uma grande divulgadora do trabalho do poeta itabirano.

Além da exposição, o Museu de Itabira também receberá a palestra do romancista e ensaísta Rui Mourão, que por 43 anos foi diretor do Museu da Inconfidência – localizado em Ouro Preto, Minas Gerais. Em seguida, o músico Mauro Silva, integrante do “Minas ao Luar”, fará uma apresentação especial em um show de seresta denominado “Itabira ao Luar”.

Encerramento –A Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira acaba no domingo, 30 de setembro, às 19h, quando os músicos Gilmar Iria e Izza, acompanhados da Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, sobem no palco do Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). As entradas são gratuitas – mas sujeitas à lotação do espaço.

SERVIÇO

Semana do Turismo e 7ª Semana da Música de Itabira

Data: 21 a 30 de setembro

Local: Itabira, Minas Gerais

Programação gratuita

Confira a programação completa: www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br

Comentários