Cultura e Entretenimento

Apresentações culturais da FCCDA se destacam na edição 2018 da feira de negócios WIN

Entre os dias 29 e 31 de agosto, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) promoveu a edição 2018 da feira de negócios WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) participou do evento ao integrar o pavilhão “Indústria Criativa”, além de apresentar o trabalho dos seus corpos estáveis.

Em seu stand, a FCCDA levou ao público a exposição itinerante “Drummond: Fala, Fala, Fala...”, que traz o poeta Carlos Drummond de Andrade recitando seus versos em telefones antigos que pertenceram à sua família.

A mostra foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), Pedro Augusto Graña Drummond – neto do poeta itabirano – e com a equipe de robótica Drummonsters, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira.

Além disso, a Fundação Cultural apresentou alguns dos trabalhos que desenvolve, como o Festival de Inverno de Itabira, que acontece ininterruptamente há 44 anos, e o grupo Drummonzinhos, que promoveu um recital poético no pavilhão “Indústria Criativa”.

FCCDA levou ao público a exposição itinerante “Drummond: Fala, Fala, Fala...” (Foto:
FCCDA levou ao público a exposição itinerante “Drummond: Fala, Fala, Fala...” (Foto: Gustavo Linhares/Divulgação)

 

Apresentações culturais

A participação da FCCDA não se restringiu apenas ao seu stand. Alguns dos corpos estáveis mantidos pela instituição cultural também foram integrados à programação principal do WIN.

No dia 29, o Coral da FCCDA se apresentou na abertura oficial do evento. A performance foi bastante elogiada. “Vendo e ouvindo o Coral da FCCDA pudemos perceber a riqueza cultural que uma cidade como Itabira tem. Poucas cidades no Brasil possuem um coral igual a esse. Menos cidades ainda possuem um coral e tantos outros ativos culturais como nós temos. Tanta cultura, tanta riqueza tem que nos alertar que a diversificação econômica passa pela indústria criativa”, destacou Eugênio Müller, empresário e presidente da Acita.

A apresentação também foi abordada durante o discurso do representante da Vale, André Fernandes. “Quando a gente vê o Coral da FCCDA se apresentar, o coração se enche de alegria. Nele podemos ver o talento, profissionalismo, cuidado, educação, cultura e arte do itabirano”, observou. O grupo Drummonzinhos também participou da abertura do WIN com uma intervenção poética.

Já no dia 30, a FCCDA levou o grupo de apresentação do projeto Meninar, que interpretou alguns clássicos do cancioneiro nacional. Por fim, no dia 31, no encerramento do evento, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), mantida pela Fundação Cultural, encantou o público e saiu aplaudida de pé.

Comentários