Cultura e Entretenimento

Itabira recebe a Semana da Cultura Popular. Confira a programação!

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove em agosto a Semana da Cultura Popular. Inspirado no Dia do Folclore Nacional, a ser comemorado na quarta-feira, 22, o evento conta em sua programação com intervenções artísticas, contação de histórias, show e oficinas.

As atividades têm início na própria quarta-feira, quando o coletivo cultural Viravoltear promove uma série de intervenções pelas ruas de Itabira. A ação será inspirada nas tradições e manifestações brasileiras.

Na quinta-feira, 23, os alunos da rede municipal de ensino participam de atividades na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto, como contação de histórias, jogos e brincadeiras.

Já no sábado, 25, às 10h, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá ministra a oficina “Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião”, que enfatiza elementos importantes da cultura popular a partir de objetos contidos em um balaio. A ação acontece no Teatro da FCCDA e as inscrições são gratuitas.

Coletivo cultural Viravoltear irá promover uma série de intervenções pelas ruas de Itabira (Foto: Divulgação)
Coletivo cultural Viravoltear irá promover uma série de intervenções pelas ruas de Itabira (Foto: Divulgação)

 

Mais tarde, às 19h, também no Teatro da FCCDA, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá retorna para o show “Balaio da Sinhá”, que conta com um repertório de cantigas de roda e outras canções preservadas por 24 mulheres com idade média de 70 anos. As entradas são gratuitas, mas condicionadas à lotação do espaço – 410 pessoas.

Encerrando a Semana da Cultura Popular, a Fazenda do Pontal sedia no domingo, 26, às 10h, a oficina “Bambá de Couve”, ministrada por Andrea Brandão. O curso, que ensinará a receita de um delicioso prato brasileiro, é gratuito.

As inscrições para as oficinas “Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião” e “Bambá de Couve” devem ser feitas na FCCDA, das 8h às 18h.

Outras informações pelo telefone 3835-2152.

Confira a programação completa no www.fccda.com.br

Comentários