Brasil

Leite arrecadado no Festival de Inverno é entregue a entidades itabiranas

Cerca de 2.400 litros de leite arrecadados durante o 44º Festival de Inverno de Itabira foram repassados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) a entidades filantrópicas, creches, hospitais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira (14) no Banco de Alimentos, no bairro Penha, e reuniu secretários municipais, representantes dos beneficiários e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea).

As caixas de leite foram entregues mediante troca por ingressos durante o o Festival de Inverno realizado entre os dias 20 e 29 de julho (Foto: Dalton Gonçalves)
As caixas de leite foram entregues mediante troca por ingressos durante o o Festival de Inverno realizado entre os dias 20 e 29 de julho (Foto: Dalton Gonçalves)

 

Antes do repasse, cada caixa de leite teve a data de validade observada e os alimentos vencidos foram retirados. A distribuição de caixas por entidade considerou sua distribuição per capita, isto é, o número final de beneficiados.

Os donativos foram entregues à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (168 litros); Associação de Proteção à Infância Nosso Lar (280); Conselho Municipal do Bem Estar do Menor – Combem (308); Cáritas Diocesana (112); Lar de Ozanam (140); Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira – APMI (263); Associação Municipal Assistencial Itabirana – Amai (84); Secretaria Municipal de Assistência Social (448); hospitais Municipal Carlos Chagas (189) e Nossa Senhora das Dores (224); Irmandade Nossa Senhora das Dores (224) e Secretaria Municipal de Educação (168).

As caixas de leite foram entregues mediante troca por ingressos durante o o Festival de Inverno realizado entre os dias 20 e 29 de julho, pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

“Gota d’água”

Martha Mousinho, superintendente da FCCDA, disse que gesto semelhante de solidariedade será adotado nas próximas iniciativas da pasta. “O que estamos fazendo é uma gota d’água. Percebemos que isso pode aumentar, que podemos fazer desse pedido por doações uma constante - não somente no Festival de Inverno, como também em outros eventos que fizermos, porque é uma destinação justa e nobre”.

Evandro Lage Avelar, membro do Consea e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais destacou ser o banco de alimentos o gestor adequado para repasse de alimentos na cidade. “Às vezes se tem a boa intenção de entregar diretamente a uma instituição, mas, por meio do banco de alimentos, a distribuição é equitativa”, citou.

Por sua vez, William Gazire, titular da SMAA, falou da relevância do Banco de Alimentos de Itabira, integrante da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. A unidade tem atuação fundamental no que tange à alimentação adequada à população e diminuição do desperdício. “No ano passado, foram quase 100 toneladas de alimentos que passaram por aqui. Também no último ano 16 mil famílias foram assistidas”, destacou Gazire.

Comentários