Cultura e Entretenimento

São Gonçalo promove 14º Festival de Inverno

Evento acontece entre os dias 25 a 29 de julho

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura, promove de 25 a 29 de julho a 14° edição do Festival de Inverno. O evento promete aquecer a diversidade cultural do município com apresentações teatrais, shows e oficinas. Este ano, todas as atrações serão realizadas no Centro Cultural. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos ocorre uma hora antes das sessões.

Atrações

A peça 'Desculpa, não estamos na TV' é o destaque da noite de abertura do evento, dia 25, às 20h. O espetáculo uma produção da companhia de humor "Desculpa Qualquer Coisa", formada por comediantes e atores com experiência em stand-up comedy e improvisação teatral. O grupo surgiu com a proposta de explorar diversas formas de humor nos palcos, sempre com textos originais. Depois de criar e apresentar quatro peças totalmente diferentes no primeiro semestre de 2013, com esquetes, monólogos e quadros de improviso, o grupo reuniu as melhores cenas e montou sua primeira peça temática, que tem o universo televisivo como fonte de inspiração. A classificação é 12 anos.

No dia 26, quinta-feira, a atração é o cantor e compositor mineiro do Vale do Jequitinhonha, Rubinho do Vale, que se apresenta às 20h. A música de Rubinho do Vale está ligada à cultura popular, ao folclore, sendo uma arte bem brasileira. Na sua obra está a marca de parceiros de arte do Vale do Jequitinhonha como Chico dos Bonecos, Tadeu Martins, Wesley Pioest, Flávio Friche e Gonzaga Medeiros. O show tem classificação livre.

Na sexta-feira (27), dia em que se comemora o 11º aniversário do Centro Cultural, a Cyntilante Produções apresenta 'Aladim'. Adaptação de um dos contos mais famosos da coletânea árabe "As Mil e Uma Noites". Sabe-se, porém, que a história foi acrescentada à coletânea pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no Ocidente. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladim planeja usá-los para conquistar a princesa, sem imaginar que um mago será o seu inimigo, que precisa ser detido. O espetáculo tem classificação livre e ocorre às 19h30.

Peça
Peça 'Aladim' será uma das atrações do Festival de Inverno (Foto: Divulgação)

 

O Circo do Sufoco é o espetáculo da noite de sábado (28). Na apresentação, o palhaço Sufoco, personagem do ator Rafael Mourão - um dos destaques da cena circense de Belo Horizonte, se desdobra para agradar ao público com seus vários talentos: é mágico, malabarista, acróbata e equilibrista. No espetáculo 'Sufoco' esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um circo. Mas encontra apenas um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio de confusões e tropeços ele se revela um multiartista: é mágico, malabarista, músico, equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção. A atração será às 19h30 e tem classificação livre.

Para encerrar a 14º edição do evento, no domingo (29), às 20h30, o show Musicalidade retorna ao Festival de Inverno. Apresentado por músicos da cidade, de várias gerações e estilos, o show é eclético e promove encontros surpreendentes. A classificação é livre.

Oficinas

Nos dias 26 e 27, a chef mineira Wilma Miranda vai ensinar receitas atrativas e fáceis de reproduzir em duas oficinas realizadas na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada oficina. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural. As vagas são limitadas.

Destinadas tanto para o público infantil quanto para adultos, os encontros vão explorar nuances, técnicas e sabores da gastronomia, estimulando habilidades e o amor pela cozinha.

A oficina para crianças, promovida de 14h as 16h30, é voltada para meninos e meninas acima de sete anos, e vai proporcionar uma tarde divertida. Nos encontros eles serão estimulados a desenvolver bons hábitos alimentares, entendendo que comer faz parte de um momento especial. Além disso, vão aprender a fazer biscoitos divertidos, sanduíche gourmet, suco cores e sabores, pão de queijo especial, cupcake e suco surpresa.

Na oficina para adultos, realizada de 17h as 19h30, serão ensinadas técnicas e orientações para que os participantes sejam capazes de preparar refeições elaboradas e saborosas. O objetivo é que aprendam a colocar a mão na massa sem gastar muito tempo na cozinha. Quem participar vai aprender a preparar entrada de pão de queijo especial e o prato principal de ragu de rabada com agrião, com acompanhamento de creme de milho. Outro cardápio ensinado será o pão focaccia de entrada, seguido do prato principal de chop suey de legumes acompanhado de arroz branco.

Comentários