Cultura e Entretenimento

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana inicia edição 2018 com muita arte e cultura

São mais de 400 atrações e atividades promovidas de 6 a 22 de julho nas três cidades que recebem o evento

O Festival tem atraído turista de diversos cantos do país (Foto:
Público tem comparecido em peso ás apresentações (Foto:Gabriela Telésforo/Divulgação)

A edição 2018 do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana teve início na última sexta (6) com o Triunfo Tropicalístico: Senicus et Circenses. Trata-se de um cortejo composto por grupos ouro-pretanos que se concentrou na Praça Tiradentes e seguiu pelas ruas da tricentenária Vila Rica, convidando a moradores e turistas a participarem do principal evento do calendário cultural da região. O cortejo adentrou o Centro de Artes e Convenções da UFOP, onde o público foi contagiado pela alegria dos participantes, todos inspirados pelo clima do tropicalismo, temática central do Festival deste ano.

Intervenções artísticas comandadas pelo Coletivo Calangos animaram a plateia do Teatro Ouro Preto, explicando o contexto histórico, artístico, cultural e político que suscitou o tropicalismo, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968 e que inspira a edição do evento.
 
A cerimônia de abertura também destacou os 50 anos da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), entidade ligada à Secretaria de Estado de Cultura e responsável pelo Circuito Expositivo do Festival. Neste ano, o Festival traz dez exposições espalhadas em galerias e centros culturais. Um dos destaques é a Feira de Tradições Populares, que também foi aberta na noite de sexta.  A mostra reúne artistas e artesãos da região em ateliê especialmente criado para o evento. Pode ser conferida até 22 de julho, de 14h às 20h30, no Salão Diamantina do Centro de Convenções.
 
O fim de semana ainda celebrou os 307 anos de Ouro Preto, comemorados em 8 de julho. Diversas atrações animaram o público na Praça Tiradentes, como os shows gratuitos da Banda Revelação, do Babado Novo e de Rubinho do Vale. O Bar do Festival completou o agito, com shows de música latina, pop rock nacional e internacional e forró. 
 
Até o dia 22 de julho, serão mais de 400 atividades, contemplando as cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O Festival atrai turista de diversos cantos do País, sendo um marco no calendário cultural de Minas Gerais. Este é o caso da bailarina Cíntia Diniz, natural de São Paulo, que veio curtir o frio ouro-pretano característico dessa época do ano. "Esta é a minha primeira vez em Minas Gerais, e vim pelo Festival de Inverno. A programação me chamou atenção, me inscrevi em algumas oficinas. Acabei de chegar e já achei Ouro Preto muito acolhedora. Gosto desse clima de cidade histórica, esse ambiente fortemente marcado por expressões culturais", conta.
 
Diversas atrações animaram o público na Praça Tiradentes (Foto: Gabriela Telésforo/Divulgação)
Diversas atrações animaram o público na Praça Tiradentes (Foto: Gabriela Telésforo/Divulgação)

 

Nesta semana, o Festival de Inverno continua com muitas oficinas, concertos, intervenções artísticas e espetáculos teatrais por ruas, praças, escolas, monumentos e espaços culturais de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O Fórum das Artes será aberto nesta terça (10), às 9h, no Salão São João Del Rei do Centro de Artes e Convenções da UFOP, com o seminário "80 Anos de Ouro Preto Patrimônio Nacional: Desafios e Perspectivas". O evento é gratuito, mas é preciso fazer inscrição prévia pelo site do Festival.
 
Especialmente para o público monlevadense, as atividades se concentram de 9 a 14 de julho: com música (Coral Siccob Credimepi, Família Alcântara Coral, Camerata Acordes, banda Carcará, banda Forró do Frade, banda Os3, Reino Funghi – Coletivo DBR, Seu Juvenal, Associação Atlética UFOP/Monlevade, banda Ultra Vox, Sílvia Gomes e Celso Moreira Quarteto), bate-papo (com Daniel Bahia, Carla Lisboa, Aggeu Marques), dança (Studio de Dança Valmeire Rosse), teatro (Cia Os Issos), piquenique cultural (grupo Acordar Cultural), declamação de poesia (Coletivo DBR) e show de talentos.
 
A programação completa está disponível no site www.festivaldeinverno.ufop.br. O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2018 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e as Prefeituras de Ouro Preto e João Monlevade.

Comentários