Cidades

Evento reunirá mestres da cultura popular na praça do Campestre

 

No próximo sábado, 9 de junho, das 13h às 18h, a praça do Bairro Campestre receberá mais uma edição do projeto “Tô na praça”.

O evento, que celebrará um ano das intervenções, traz o tema “Mestres da Cultura Popular” e é uma parceria entre o coletivo itabirano “Mulheres na Praça” e os projetos de Extensão da Unifei "Sankofa Capoeira" e "Quarta Arte”.

O destaque da programação é a roda de conversa (a partir das 15h), seguida da apresentação dos grupos "Lavadeiras de Ipoema", a “Marujada de Itabira” e o "Batuque do Barro Preto" - de Santa Maria de Itabira; e do Mestre de capoeira Izael Teixeira - do grupo de capoeira “Pena de Ouro”, de São Carlos/SP.

A docente da Unifei, Carolina Morelli, coordenadora do projeto “Sankofa Capoeira” e uma das idealizadoras do evento, explica como será a dinâmica:

“A intenção do evento é dar protagonismo aos Mestres da Cultura Popular. A roda de conversa inicial tem o objetivo de abrir espaço para que eles contem suas histórias e das suas culturas, mostrando seu conhecimento e levando informação à comunidade itabirana, além de auxiliar a divulgação e a valorização dessas artes. Na sequência, cada grupo terá oportunidade de apresentar a sua arte, a sua cultura, e o público será chamado a participar da brincadeira.”

A programação inclui ainda exposição de artesanatos, praça de alimentação e outras apresentações artísticas.

Para mais informações, acesse a página do Tô na Praça em http://bit.ly/2LrQQZh.

Sobre os projetos

Sankofa Capoeira

O projeto propõe a capoeira como prática de transformação social e oferece tanto à comunidade da Unifei, quanto à itabirana, atividades que fomentam a prática do esporte, o bem estar físico e emocional, a socialização, entre outros. Outro objetivo destas atividades é integrar a população com a universidade.

O Sankofa oferece aulas gratuitas de capoeira realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 17h45 às 19h15, no Espaço 4ª Arte da Unifei-Itabira. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail carolina.morelli@unifei.edu.br.

Mulheres na Praça

Ligado ao movimento "Tô na praça", este coletivo surgiu da união de várias mulheres que perceberam a necessidade de pautar e discutir o que é ser mulher no contexto itabirano, além de buscar formas de emancipação para as mulheres na cidade. O coletivo visa realizar eventos e debates sobre temáticas sociais e apóia espaços de discussão e projetos voltados para a mulher, bem como ações sociais e culturais em Itabira.

4ª Arte

O 4ª Arte é um projeto da Unifei formado por professores e alunos que leva arte e crítica social aos espaços dentro e fora da universidade. Por meio de diferentes formas artísticas de expressão, o projeto busca provocar o pensamento crítico e apóia a luta contra qualquer tipo de intolerância e preconceito.

Comentários