Educação

Publicado edital de mestrado em Recursos Hídricos na Unifei-Itabira

O Prof. José Augusto Costa Gonçalves, coordenador local do programa (Foto: Divulgação/Unifei)
O Prof. José Augusto Costa Gonçalves, coordenador local do programa (Foto: Divulgação/Unifei)

Estão abertas, até 29 de maio, as inscrições para o programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua. Instituído em 2016, por iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista – (Unesp) - campus de Ilha Solteira, o programa é integrado por 14 instituições de ensino superior de todas as regiões do país.

O público-alvo do mestrado são os profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (nas esferas federal, estadual e municipal); agências de água; comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos. A atuação pode ser através da integração destes órgãos ou da submissão de pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos. Serão oferecidas um total de 296 vagas em todo país.

O ProfÁgua foi avaliado pela CAPES com nota 4 (valor máximo para novos cursos). As suas linhas de pesquisa são: Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água. Neste mestrado os trabalhos de conclusão do curso deverão ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações.Atualmente, cursam o ProfÁgua 166 pessoas, que fazem parte das turmas de 2016 e 2017.

No campus da Unifei-Itabira o mestrado irá oferecer 20 vagas e será coordenado pelo professor da Engenharia Ambiental, José Augusto Costa Gonçalves (jaucosta@unifei.edu.br). As aulas serão ministradas às sextas feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde).

Para acessar o edital completo, obter todas as informações e efetuar a inscrição, acesse ttps://unifei.edu.br/gestao-regulacao-recursos-hidricos/ ou http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profaGua/programa/

Comentários