Cidades

Mulher de 64 anos realiza sonho e dá à luz em maternidade de BH

Ela utilizou o método da fertilização in vitro para engravidar; bebê nasceu com 33 semanas e está sob cuidados médicos

Mãe e bebê estão no hospital, mas passam bem (Foto: Reprodução/RecordTV Minas)
Mãe e bebê estão no hospital, mas passam bem (Foto: Reprodução/RecordTV Minas)

Norma Maria de Oliveira, de 64 anos, realizou o sonho de ser mãe após 30 anos de tentativas. Ela deu à luz na Maternidade Octaviano Neves, no bairro Santa Efigênia, na região centro-sul de Belo Horizonte.

A criança, uma menina, nasceu prematura de oito meses, e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas passa bem. Ana Letícia nasceu com 33 semanas de gravidez.
 
Para engravidar, Norma passou por uma fertilização in vitro. O óvulo é de uma doadora. Já o espermatozoide é do companheiro de Norma que tem 45 anos.
 
Norma teve a oportunidade ser mãe após o Conselho Federal de  Medicina, em 2015, flexibilizar as  regras da fertilização in vitro. Com as mudanças, o procedimento foi permitido para mulheres acima de 50 anos, desde que tivessem  o diagnóstico favorável do médico. Depois da mudança o número de partos em mulheres de 50 anos ou mais, no Brasil, saltou de 17  em 2015 para 343 em 2016.
 
De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Rita de Cássia Lopes Souza Amaral, que trabalha com gravidez de alto risco há 30 anos, foi a primeira vez que ela fez um parto de uma mulher de 64 anos. A médica ainda disse que a cesária foi tranquila as duas estão muito bem.

Comentários