Cidades

Constelação Familiar na resolução de conflitos judiciais é tema de palestra na OAB Itabira

A 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira) promoveu na noite da última quinta-feira (5) a palestra “Constelação Sistêmica e Familiar: um novo olhar para as relações humanas com enfoque na solução de conflitos judiciais”, ministrada pela advogada Vanessa Emanuela Marques de Paula.

O tema é uma novidade no sistema judiciário brasileiro e está sendo desenvolvido em pelo menos 16 estados e também no Distrito Federal.  Trata-se da utilização de uma terapia descoberta pelo alemão Bert Hellinger, que visa descobrir e curar antigos padrões que se repetem dentro das famílias, que de alguma maneira os impedem de viver em harmonia, culminando muitas vezes em brigas, divórcios, atritos entre pais e filhos, abandonos, adoções, e até mesmo em situações em que é necessário a intervenção judicial.

Durante a palestra, Vanessa de Paula destacou as formas com que o sistema judiciário está utilizando a terapia na resolução de conflitos (Foto: Divulgação/OAB Itabira)
Durante a palestra, Vanessa de Paula destacou as formas com que o sistema judiciário está utilizando a terapia na resolução de conflitos (Foto: Divulgação/OAB Itabira)

 

A medida está alinhada à Resolução CNJ n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destinada a estimular práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos, assim como ao novo Código de Processo Civil, que estimula medidas que promovam o a paz entre as partes de uma ação judicial.

Durante a palestra, Vanessa de Paula destacou as formas com que o sistema judiciário está utilizando a terapia na resolução de conflitos e defendeu a eficácia do procedimento. De acordo com ela, que faz parte da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Minas Gerais e é facilitadora de constelação familiar e sistêmica, o procedimento tem alcançado resultados satisfatórios na reconciliação nas varas de família espalhadas pelo país.

Muitos conflitos na verdade extrapolam até mesmo o perdão judicial, chegando ao ponto de reconciliar as partes de um processo na vida particular de cada família. Tudo isso, afirmou a advogada, devido à força de atuação da Constelação Familiar na vida das pessoas.

“A Constelação amplia a nossa consciência, amplia o nosso olhar para o conflito e quando as partes tomam consciência do que estão fazendo, de qual é a sua realidade, qual é o seu lugar isso possibilita que ela se ara para um acordo, para uma conciliação, que não vai apenas resolver a demanda judicial mas o conflito interno, emocional”, explicou a palestrante.

O que é 

A Constelação Familiar atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitos na herança familiar.

A Constelação Familiar pode ajudar em todos os problemas de origem sistêmica. Então, desde problemas de relacionamento de casal, com filhos, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda da Constelação Familiar e com a disponibilidade dos envolvidos em realizar mudanças em sua vida prática, a partir das novas informações a que teve acesso na Constelação.

Comentários