Trânsito

Prefeitura de Poços de caldas celebra convênio com a Unifei-Itabira

Universidade vai desenvolver projetos de Mobilidade Urbana para o município

A Unifei-Itabira assinou, no dia 13 de março, um acordo com a Prefeitura de Poços de Caldas para odesenvolvimento do plano municipal de mobilidade urbana.

O convênio destina cerca de R$ 600 mil reais ao desenvolvimento do projeto que apresentará alternativas a curto, médio e longo prazo para aperfeiçoar o fluxo de trânsito do município, que, dentre os do sul de Minas Gerais, é o que possui o maior número de veículos.

O prefeito de Poços de Caldas (ao centro) e parte de sua equipe, junto aos docentes Iara Alves e Sérgio Soncim no dia de assinatura do convênio (Foto: Divulgação)
O prefeito de Poços de Caldas (ao centro) e parte de sua equipe, junto aos docentes Iara Alves e Sérgio Soncim no dia de assinatura do convênio (Foto: Divulgação)

 

A equipe multidisciplinar é coordenada pela professora da Engenharia da Mobilidade, Iara Alves, e composta também pelos docentes Emerson Paiva, Patrícia Baldini, Renata Santos e Sérgio Soncim. Serão selecionados ainda seis alunos bolsistas e convidados outros três colaboradores, possivelmente, dois engenheiros e um arquiteto.

Em um primeiro momento, o grupo fará um levantamento do atual panorama do trânsito de Poços de Caldas, com coletas de dados relativos ao tema, principais demandas e projetos que já são realizados pela Prefeitura no campo da mobilidade. A partir daí, serão desenvolvidos trabalhos de campo, como o monitoramento do trânsito da região, para a posterior entrega do plano à prefeitura.

A docente Iara Alves destaca alguns dos benefícios que a experiência pode agregar, principalmente aos alunos: “Os estudantes só têm a ganhar. Para eles, estar inseridos diretamente no plano é uma grande oportunidade. Sair da universidade com essa vivência é muito importante para a formação profissional, seja seguindo carreira acadêmica ou ingressando no mercado de trabalho.”

Iara também cita outra contribuição do convênio: o investimento em equipamentos. “Os recursos permitirão a aquisição de câmera de alta precisão, drone, computadores e outros equipamentos que serão usados durante o desenvolvimento do trabalho e que depois estarão disponíveis nos nossos laboratórios para atividades de graduação e pesquisa”, conclui.

O professor Sérgio Soncim, coordenador do programa de graduação em Engenharia da Mobilidade e membro da equipe, ressalta que o convênio é uma prova do crescimento do curso. Ele cita o recente reconhecimento da profissão de engenheiro de transportes peloConselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e diz que o convite feito pela prefeitura de Poços de Caldas também reflete um marco para a Mobilidade:“É uma satisfação muito grande participar do projeto. Uma cidade que está a 600 km de distância nos fazer esse convite, é um reconhecimento ao nosso curso e abre portas para que possamos desenvolver algo parecido em outros municípios.”

Comentários