Educação

ProfÁgua: Unifei-Itabira oferecerá programa de mestrado profissional em recursos hídricos

A Universidade Federal de Itajubá – campus de Itabira passou a integrar o programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos –ProfÁgua.

O programa foi instituído em 2016, por iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA). Coordenado pela Universidade Estadual Paulista – (Unesp) - campus de Ilha Solteira, o ProfÁgua foi implantado em parceria com outras cinco universidades de regiões distintas do país.

Em 2017 foi lançado edital para expansão da rede. A Unifei-Itabira obteve destaque no processo, conquistando a única vaga destinada a universidades da região sudeste.

O professor Dr. José Augusto Costa Gonçalves, do curso de Engenharia Ambiental do campus, esteve à frente da submissão da proposta e coordenará o programa na Unifei, o primeiro a ser gerido e desenvolvidointegralmente no campus de Itabira.

Ele ressalta a importância da conquista para a universidade: “A Unifei-Itabira será o polo do ProfÁgua em Minas Gerais, um curso que já nasce com nota 4, o que representa sua excelência atestada pela Capes. Em um processo que contou com a participação de universidades renomadas de todo o país, nós obtivemos uma das melhores colocações, sendo a melhor da região sudeste. Itabira e a Unifei têm muito a comemorar.”

O professor conta que o edital será lançado durante o Fórum Mundial da Água 2018, a ser realizado em Brasília entre 18 e 23 de março.A seleção dos alunos ocorrerá entre junho e julho e o período letivo terá início em agosto. Para Itabira, serão ofertadas 20 vagas e a proposta é que as aulas sejam concentradas aos fins de semana, com algumas disciplinas a distância.

“O objetivo do curso é proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com recursos hídricos, seja em empresas, órgãos gestores (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica, conselhos de recursos hídricos, entre outros”, explica José Augusto.

Também atuarão no curso os docentes do campus de Itabira Ana Carolina Vasques, Anderson de Assis, Daniel Soares, Eduardo Couto, Eliane Vieira, Fernanda Belotti, James Maia e Roberto Monte-Mor; e a professora Maria Inês Alvarenga, do campus de Itajubá.

Além deste, a Unifei oferece outros quatro programas de pós-graduação em Itabira: Materiais para Engenharia (mestrado e doutorado), Multicêntrico em Química (mestrado e doutorado), Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação (desenvolvido parcialmente em Itabira).

Para mais informações sobre o ProfÁgua acesse http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/programa/ ou entre em contato com o prof. José Augusto pelo e-mail jaucosta@unifei.edu.br.

Comentários