Cidades

Projeto da Unifei oferece aulas de capoeira

Realizado desde 2017, o projeto envolve tanto a comunidade interna da Unifei, quanto a externa
Realizado desde 2017, o projeto envolve tanto a comunidade interna da Unifei, quanto a externa

Por meio de um projeto de extensão universitária, a Unifei-Itabira oferece aulas gratuitas de capoeira. Voltadas a jovens e adultos, as atividades, abertas também à população itabirana, são realizadas no campus todas as terças e quintas, das 17h45 às 19h15, no Espaço 4ª Arte.

Idealizado e coordenado pela profa. Carolina Morelli, o projeto começou em outubro de 2017.

Capoeirista há 15 anos, a docente fala sobre os diversos conceitos trabalhados por essa prática que teve sua roda reconhecida como Patrimônio Imaterial em 2008 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional):

“A capoeira trabalha vários aspectos: a musicalidade, o desenvolvimento físico e emocional e a valorização da história afro-brasileira. Ela surgiu com o africano trazido para o Brasil na condição de escravo e representa a sua luta pela liberdade. Hoje é conhecida também como dança, jogo e brincadeira. Praticá-la é uma valorização da ancestralidade de matriz africana, algo muito importante para a cultura brasileira.”

A coordenadora do projeto ressalta que a capoeira se consolidou como uma luta de resistência, já que enfrentou diversos preconceitos ao longo da história, chegando inclusive a ser proibida no país.

Por fim, Carolina deixa o convite à comunidade:

“É um projeto gratuito e a ideia é que todo e qualquer interessado venha participar, de dentro e fora da universidade. Quando quiser, a pessoa pode vir e assistir um treino ou fazer uma aula experimental.”

Para mais informações sobre o projeto, o interessado deve entrar em contato com a professora Carolina Morelli, pelo e-mail carollmorelli@gmail.com.

Comentários