Saúde

Saúde de Catas Altas recebe assessoria da Fundação João Pinheiro

Além de Catas Altas, outros 18 municípios farão parte desta edição do programa (Foto: Divulgação)
Além de Catas Altas, outros 18 municípios farão parte desta edição do programa (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Catas Altas foi selecionada entre 89 municípios inscritos para receber a quarta edição doPrograma de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP), instituição do governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Através do programa, a Administração está contando com assessoria técnica de dois alunos da FJP, especialistas em políticas públicas e gestão governamental, sob supervisão de um coordenador da Fundação. Durante três semanas, eles irão observar as atividades desenvolvidas, identificar problemas e potencialidades e propor melhorias nos serviços oferecidos.

“Vai ser uma experiência muito positiva para Catas Altas. Contaremos com olhares externos que irão nos orientar para oferecer um atendimento de qualidade à nossa população. Só teremos a ganhar”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Em Catas Altas, os estudantes estão atuando na secretaria de Saúde, onde vão realizar ações voltadas para recursos humanos, estrutura e organização administrativa.

“Estamos aqui para auxiliar o município com as suas principais demandas. Na saúde, iremos analisar a estruturação administrativa, com a definição de cargos, e fazer uma pesquisa de clima com os servidores para captar como estão as relações interpessoais e de capacitação dentro do ambiente de trabalho. Ao final, daremos um retorno do que pode ser melhorado”, explica o estudante de administração pública, Artur Leão.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Tereza Hosken, o programa é uma oportunidade para rever os processos de trabalho e estruturar melhor os serviços, garantindo melhores condições de trabalho para os colaboradores e satisfação dos usuários.

“Teremos pouco tempo para fazer o projeto, mas esperamos fazer um trabalho bacana na cidade. No primeiro momento, iremos escolher qual a metodologia mais adequada para a realidade de Catas Altas para, então, aplicá-la”, completa Ralf Martins.

Além de Catas Altas, outros 18 municípios farão parte desta edição do programa, que tem entre seus objetivos: promover e fomentar iniciativas de capacitação para os gestores municipais e aprimorar os canais de comunicação e da consolidação e compartilhamento de informações municipais; promover o desenvolvimento das potencialidades territoriais, com foco especial nos municípios com menor desenvolvimento socioeconômico, e possibilitar o planejamento de políticas públicas em consonância com as diferentes vocações regionais; apoiar a integração das políticas públicas e intervenções setoriais aos planos estaduais, regionais e municipais, fomentando o adequado desenvolvimento territorial; estimular e apoiar os municípios mineiros na elaboração e revisão de planos e demais instrumentos de regulação de espaços urbanos, como forma de fomentar o ordenamento territorial eficiente, bem como apoiá-los na regulamentação e implantação dos instrumentos, inclusive por meio do alinhamento dos repasses de recursos estaduais à diretrizes estabelecidas; prestar apoio técnico aos municípios para criação de políticas locais de regularização fundiária urbana e rural.

Comentários