Internacional

Último teste nuclear norte-coreano pode ter matado 200 pessoas

Cerca 200 pessoas podem ter morrido pelo desmoronamento de um túnel dias depois do último teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, no dia 3 de setembro, segundo informou nesta terça-feira (31) a emissora japonesa de TV Asahi. A informação é da EFE.

O teste nuclear, o mais potente já feito pelo regime norte-coreano, foi feito de maneira subterrânea no nordeste do país e causou o colapso de um túnel que tirou a vida de cem trabalhadores. Fontes da Coreia do Norte citadas pelo canal japonês asseguram que outras 100 pessoas teriam morrido quando tentaram resgatar os afetados e um segundo tremor causado pela detonação provocou um novo desabamento.

Desde esse último teste, realizado na base de Punggye-ri, no nordeste da Coreia do Norte, já foram registrados vários terremotos no local do experimento.

Pyongyang realizou no início de setembro o seu sexto e mais potente teste nuclear até o momento, na qual garantiu ter detonado uma bomba H (de hidrogênio, uma arma termonuclear mais potente que as bombas convencionais) que pode ser instalada em mísseis intercontinentais. Esse foi o quarto teste nuclear norte-coreano realizado sob o mandato de Kim Jong-un.

Comentários