Cultura e Entretenimento

Itabira celebra 169 anos

 

Para comemorar os 169 anos de emancipação político-administrativa de Itabira, no próximo dia 9, a Prefeitura, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, preparou uma programação especial para a data.

A festa começa no distrito Ipoema – praça Augusto Guerra – neste sábado (7), com uma edição especial da tradicional Roda de Viola. A partir das 21 horas, sob as bênçãos da lua cheia, atrações culturais como o acendimento da fogueira, ritual que estabelece a união entre os tropeiros; Estaladores de Chicote, que resgatam o gesto dos tropeiros para comandar os animais e Lavadeiras de Ipoema. Em seguida, shows de viola caipira, Jhony France e, ainda, Zeu Carreiro e companhia. Também fazem parte da festa as barraquinhas de comidas e bebidas típicas – caldos de feijão e mandioca, canjica grossa, quentão, feijão tropeiro, churrasco de frango e pastel comum.

No Parque da Água Santa – próximo à rodoviária – dia 8, a partir das 10 horas, começa o Domingando no Parque edição aniversário. Além das barraquinhas de artesanato, doces especiais, comidas e bebidas, apresentação do grupo teatral La Trupe. Depois, shows com os grupos Sambêz e Meninos de Minas.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará no parque com a campanha Mama Amiga – do movimento Outubro Rosa – onde os profissionais irão orientar a população sobre o câncer de mama, além de arrecadar lenços para pacientes em tratamento do câncer.

Já no dia 9, aniversário de Itabira, a celebração começa às 15 horas, com a procissão e cortejo dos festeiros de Nossa Senhora do Rosário (padroeira da cidade) – saindo da praça Acrísio Alvarenga até o Parque da Água Santa. Em seguida, missa solene com a participação da banda Santa Cecília. Finalizando a comemoração, show com Trem de Minas.

Comentários