Cidades

HNSD: Comunicação é chave para bom funcionamento institucional

Um grupo de 40 enfermeiros do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) participou na tarde do último dia 28 de uma dinâmica para aperfeiçoar a comunicação intersetorial. Os profissionais imaginavam que iriam participar de uma reunião de rotina com seus supervisores.Contudo, foram surpreendidos ao chegar ao refeitório.

Os enfermeiros, divididos por setores, foram desafiados a preparar uma massa de bolo em 15 minutos. Durante a atividade, eles somente poderiam utilizar os ingredientes que dispunham na mesa. Alguns grupos trocaram ingredientes, entretanto, eles não perceberam que havia duas cozinheiras circulando pelo ambiente que poderiam auxiliá-los.

De acordo com Thaís Alves, gerente de enfermagem do HNSD, o objetivo do exercícioera propor uma reflexão sobre o desenvolvimento da comunicação entre os setores. A intenção, segundo ela, é que por meio da dinâmica, os enfermeiros notassem as falhas que acontecem no dia a dia.

Ao final da atividade, os enfermeiros experimentaram os bolos e concordaram que por falta de diálogo algumas questões deixam de ser resolvidas ou se gasta um tempo maior para solucioná-las. Para Thaís, o exercíciorealizado pela primeira vez nesse modelo, é uma proposta melhor para trabalhar acomunicação de maneira diferente e reduzir potenciais conflitos.

Os enfermeiros, divididos por setores, foram desafiados a preparar uma massa de bolo em 15 minutos
Os enfermeiros, divididos por setores, foram desafiados a preparar uma massa de bolo em 15 minutos

 

Setembro Azul

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Assim, Comunidade Surda Brasileira desenvolve a ação Setembro Azul com objetivo de fortalecer o desenvolvimento de projetosvoltados para a acessibilidade e estimular as discussões em favor das pessoas com necessidadesespeciais.

Como parte das comemorações, o HNSD recebeu na quinta-feira, 28de setembro, às 9h, representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (Apasita), que fizeram uma apresentação na recepção dohospital para destacar a importância da Libras, a linguagem

de sinais do Brasil.

A ação faz parte dos eventos da Semana Municipal do Surdo que, em Itabira, aconteceu entre os dias 25e 30 de setembro. O projeto é realizado pela Apasita e conta com a parceria do HNSD, FSFX, AOADI,Funcesi, Unifei, CMDPDI e apoio do Point do Açaí, Salão Auto Estima e Sindicato Sinfervi.

Comentários