Cidades

Trabalho realizado por aluna da Unifei-Itabira recebe reconhecimento internacional

Da esquerda para direita, Prof. Davidson Passos, Anna Carolinna e  prof. Geraldo Moraes (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita, Prof. Davidson Passos, Anna Carolinna e prof. Geraldo Moraes (Foto: Divulgação)

A estudante do curso de Engenharia de Saúde e Segurança da Unifei, Anna Carolinna Pereira, teve seu artigo “Do prescrito ao real: a imprevisibilidade e a importância do trabalho coletivo em um centro de usinagem de uma empresa metal-mecânica do interior do Estado de Minas Gerais” publicado no Laboreal, periódico internacional que é referência na área da Engenharia de Saúde e Segurança.

O artigo, parte do seu Trabalho Final de Graduação (TFG), foi desenvolvido com seu orientador, o professor Dr. Davidson Passos, e com o co-orientador, professor Dr. Geraldo Fabiano, e pode ser acessado por meio do link http://bit.ly/2wvAn34.

Anna Carolinna dedicou-se a investigar como situações de imprevistos na produção impactavam diretamente o nível de estresse do trabalhador, resultando, a longo prazo, em problemas de saúde e aumentando os riscos de acidentes de trabalho. O artigo demonstra como atividades gerenciais, administrativas e de organização do trabalho estão diretamente relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores e ressalta a importância da contínua comunicação, possibilitando a transferência de saberes, valores e experiência entre os profissionais envolvidos.

Para Anna Carolinna, o reconhecimento internacional é uma das tantas realizações que o desenvolvimento deste trabalho lhe proporcionou. “Foi a oportunidade de aplicar o meu conhecimentoe de aprender na prática as relações do profissional de segurança com gestores e trabalhadores. Além disso, é extremamente gratificante perceber que você é capaz de contribuir para melhorias que impactam a qualidade de vida das pessoas”, relatou.

A estudante, assim como seu orientador, Davidson Passos, lembra que a Saúde e Segurança no trabalho estão em constante crescimento no Brasil e que um dos desafios dos profissionais da área é mostrar seu papel estratégico e essencial para gerar qualidade de vida no trabalho, melhorando processos, produtos e a própria vida do trabalhador. Anna Carolinna também destaca que a estrutura oferecida pela Unifei-Itabira tem papel fundamental na consolidação do curso. “O ensino que a universidade nos oferece é totalmente inovador e proporciona um olhar diferente sobre a segurança, nos oferecendo uma visão ampla, não só aquela pontual de ambiente de trabalho, sinalização de segurança, equipamentos de proteção individual. Os profissionais de segurança que se formam na Unifei são diferenciados”, concluiu.

Feliz pela conquista, Anna conta os planos de continuar os estudos: “A publicação do artigo ealcançar a nota máxima na apresentação do TFG são provas de que estou no caminho certo. Quero continuar estudando para alcançar um mestrado e, futuramente, um doutorado.”.

Comentários