Cidades

Barragens de Itabira preocupam Vale

Empresa Amplo é contratada para planejar evacuação em caso de acidente

A companhia Vale quer conhecer os moradores de Itabira, seus hábitos e condições de locomoção e socioeconômicas. Para isto contratou a empresa Amplo, com sede em Belo Horizonte, para coletar informações em todas as residências e comunidades. A Vale possui 27 barragens no município e quer saber como comunicar com a população e evacuá-la em caso de acidente. Um entrevistador da empresa contratada está visitando as residências para fazer levantamento sobre seus habitantes, costumes e condições.

Entre outras coisas, a Vale quer saber quantos habitam a casa, idade, se há idosos, se usam remédios controlados, se há cadeirantes ou pessoas com qualquer outra dificuldade de locomoção, quantos na residência trabalham, o horário de trabalho e se possuem veículos. Além disso o entrevistador pede autorização para fotografar a fachada da residência para arquivo. Mesmo assim a Vale garante que este procedimento que está sendo adotado é apenas preventivo, que suas barragens são seguras e estão em absoluta normalidade.

O levantamento está sendo feito após quase dois anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que ocorreu no dia 5 de novembro de 2015. O rompimento desta barragem deixou um rastro de destruição, muitas famílias desalojadas, 18 mortos e uma desorganização total em vários municípios por onde passou a lama, atingindo o Rio Doce até o Espírito Santo com milhões de toneladas de rejeito, causando um dano ambiental que a natureza levará anos para repor.

No ofício deixado nas residências, a Vale pede a população que receba bem o entrevistador, devidamente identificado, e recomenda que no caso de dúvidas o morador pode entrar em contato através dos telefones indicados.

Comentários


  • 23-08-2017 20:37:00 Mauro Geraldo de Sena

    sou morador da pedreira e gostaria de conhecer todas as barragems em itabira mg pois as que eu conheco eu nao tenho medo porque vejo uma concentraçao de minerio e nao de barro