Turismo

Catas Altas aproveita cenário natural e investe no turismo de aventura

Serra do Caraça é um dos atrativos da cidade (Foto: Divulgação)
Serra do Caraça é um dos atrativos da cidade (Foto: Divulgação)

Aproveitando o cenário natural de serras, montanhas e cachoeiras, a Prefeitura de Catas Altas vai iniciar um trabalho de promoção do turismo de aventura no município, através do projeto Espaço Montanha.

Pelo projeto, estão previstas diversas atividades, como a construção de uma área indoor para prática de boulder, escalada outdoortrekking, hiking, canionismo, além de cursos e oficinas para capacitação da população.

O objetivo será disseminar entre os moradores e turistas a prática dos esportes, utilizando a montanha como pano de fundo.

Turismo de aventura

O turismo de aventura é um segmento de mercado do setor turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de carácter recreativo. Ébasicamente uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos. E que, além disso, proporcionam sensações incríveis, como liberdade, superação e prazer.

As atividades deste nicho podem ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não.

E em Catas Altas não faltam espaços deste tipo. Tanto que o município recebe, constantemente, atividades e eventos ligados ao turismo de aventura, como Trekking ao Pico do Horizontes, cursos e oficinas de canionismo e escalada no imponente maciço de quartzito, conhecido como Pico do Baiano. O próximo evento está agendado para os dias 05 e 06 de agosto. Será a subida ao Pico do Baiano via trekking, realizada pela empresa Vara Mato. 

Os interessados neste tipo de turismo, devem procurar um guia que conhece a cidade. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), pelo telefone: 3832-7192.

Comentários