Saúde

Edição de julho do \"Manual do Bebê\" reúne mais de 50 gestantes

O curso recebeu mais de 50 gestantes e seus acompanhantes ( Foto: Tatiana Linhares)
O curso recebeu mais de 50 gestantes e seus acompanhantes ( Foto: Tatiana Linhares)

Promovido pela Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), o curso para gestantes “Manual do Bebê” acontece desde 2005. No último sábado, 10 de julho, às 8h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em sua edição de número 149, o curso recebeu mais de 50 gestantes e seus acompanhantes.

Ao longo de toda a manhã, elas receberam informações sobre aleitamento materno, dificuldades e técnicas de amamentação, pré e pós-parto, fisioterapia na gestação, cuidados com recém-nascido, entre outras. As aulas são ministradas por profissionais como enfermeiras, terapeutas ocupacionais e pediatras que integram a equipe voluntária responsável por organizar e realizar o curso.

Dr. Nelvan Camargo, pediatra do HNSD, explica que “o curso é mensal e a ideia é preparar os pais para o nascimento do bebê. Nossa função é oferecer orientações que irão tranquiliza-los e esclarecer dúvidas nesse momento de chegada do bebê. No dia a dia, a gente nota que as pessoas ficam mais bem preparadas. Quem participa, além de divulgar, traz mais pessoas para aprender esses cuidados com o bebê e com as próprias mães”, conta.

A enfermeira obstétrica Eva Aparecida de Freitas conta ainda que se, depois de participar do curso, a mãe passar por qualquer dificuldade ou tiver qualquer dúvida, elas tem onde buscar ajuda. “Muitas vezes, a mulher passa aperto em casa com alguns problemas e não sabe a quem procurar. O nosso banco de leite é um lugar em que não se lida apenas com orientações em relação à amamentação, mas também para acompanhar e cuidar das mães”.

Ainda assim, há uma grande dificuldade em se conseguir doadoras para manter o estoque para atender àquelas mães que têm problemas para produzir leite materno suficiente para seus bebês. “Hoje, nosso estoque está quase zerado. É importante que as mães tenham conhecimento desse serviço. Aquelas mulheres que tem uma produção excessiva de leite, ao invés de jogá-lo fora, devem procurar o banco de leite e doá-lo. O Posto de Coleta de Leite Humano do HNSD funciona de segunda à sexta e, se a mãe não puder ir até o hospital, nós vamos até a casa dela”, explica Eva Aparecida.

O curso “Manual do Bebê” não acontecerá no mês de agosto. A próxima edição será realizada no dia 30 de setembro e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 16 de setembro. São oferecidas 55 vagas e é cobrada uma taxa de manutenção de R$30. “É bom ressaltar que o valor das inscrições é todo reinvestido no curso, usado para compra de alimentos para servir um café da manhã para os participantes; financiar material de divulgação, como folders, e produzir material para os participantes, como apostilas”, Nelvan Camargo.

Tanto as inscrições para o curso, quanto a doação de leite materno, podem ser feitos no próprio Posto de Coleta. Outras informações pelo telefone (31) 3839-1425 ou pela página do curso no Facebook (https://www.facebook.com/Manual-do-Beb%C3%AA-353377414801471/).

Comentários