Educação

Unimontes recebe inscrições para pós-graduação gratuita e disciplinas isoladas

Interessados na especialização podem participar do processo até sexta-feira (14/7). Para as isolaadas de Mestrado e Doutorado, prazo vai até 21/7

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Unimontes está com duas oportunidades pontuais: Pós-graduação gratuita em Didática e Metodologia do Ensino Superior, com inscrições até 14 de julho de 2017 (sexta-feira); e seleção de candidatos para disciplinas isoladas em Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social, com inscrição gratuita até 21 de julho.


O curso de pós-graduação lato sensu gratuita em Didática e Metodologia do Ensino Superior está vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes. O edital prevê 40 vagas e as aulas serão ministradas no campus-sede, em Montes Claros. 

A carga horária total é de 405 horas/aula, em dois semestres (12 meses), excluindo-se, no prazo, o período de férias e recesso escolar, e já incluindo o cumprimento de créditos e elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

As aulas serão realizadas, todas as quintas e sextas feiras, no turno vespertino, das 13h às 18h, e eventualmente aos sábados, no Centro de Ciências Humanas (prédio 2). O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise do curriculum vitae dos candidatos e entrevista.

Podem participar da seleção graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, bem como graduandos com a colação de grau a ser realizada até a data limite de 6 de setembro de 2017.  

As inscrições ficam abertas até o dia 14 de julho de 2017, das 14h às 16h. O interessado ou seu representante deve entregar, em envelope lacrado, os documentos exigidos em edital. 

A taxa de inscrição de R$ 120. Outras informações podem ser obtidas na coordenação do curso, pelo telefone (38) 3229- 8240. A previsão de início do curso é novembro de 2017. O edital está disponível no Portal Unimontes, seção “editais e comunicados”.

Disciplinas isoladas

Outra oportunidade vem do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS), que publicou edital para seleção de candidatos para disciplinas isoladas no Mestrado e Doutorado. Conforme o edital, serão 20 (vinte) alunos especiais para cada disciplina. 

As inscrições são gratuitas e o prazo para inscrições vai até o dia 21 de julho de 2017 O formulário eletrônico está disponível na página oficial do PPGDS.

Vale ressaltar que o aluno especial só poderá se inscrever e cursar uma disciplina por semestre. Ao todo, são oferecidas nove disciplinas isoladas: Docência do ensino superior, Ideias e desenvolvimento nas Américas, Tópicos especiais em poder e processos socioeconômicos: teoria política em Hannah Arendt, Mapas Sociais, Cultura e Natureza, Tópicos especiais: antropologia econômica, Estado e teorias da Justiça, Tópicos especiais em relações socioeconômicas e estado: teoria sociológica e econômica e Metodologia de pesquisa quantitativa.

Conforme o edital, as disciplinas têm carga horária de 60 horas, correspondendo a quatro créditos. O período será durante o semestre letivo do PPGDS, que se inicia em 14 de agosto e termina em 22 de dezembro deste ano.

Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído curso de graduação, prioritariamente, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social-, localizada no campus-sede da Unimontes, prédio 3 (CCET), sala 106.

Serviço:

Pós-graduação gratuita em Didática e Metodologia do Ensino Superior
Inscrições:
Até 14 de julho de 2017 (sexta-feira)
Local: Departamento de Métodos e Técnicas - sala 17- Centro de Ciências Humanas- prédio 02- campus-sede da Unimontes
Horário de atendimento: das 14h às 16h
Informações: (38) 3229-8240

Seleção de candidatos para disciplinas isoladas no Mestrado e Doutorado- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPDGS)
Inscrições:
Até 21 de julho de 2017 (sexta-feira)
Edital: www.ppgds.unimontes.br
Informações: (38) 3229-8149

Comentários