Cultura e Entretenimento

Fundação Cultural divulga programação do 43° Festival de Inverno de Itabira

Nascidos em Passabém, a dupla caipira Zé Mulato e Cassiano se apresenta no dia 16 às 19 horas

A 43ª edição do Festival de Inverno de Itabira que tem neste ano o tema “Raízes” terá, do caipira raiz ao tradicional rock nacional, passando pela literatura, dança e teatro. Kiko Zambianchi, banda 5 à Seco, Zé Mulato e Cassiano e Grupo Armatrux fazem parte da programação, que acontece de 14 a 30 de julho.

Serão mais de 130 atrações nas diversas áreas: música, literatura, dança, oficinas, exposição, teatro e participação de mais de 300 artistas itabiranos.

“Um festival com poucos recursos financeiros, mas que com certeza encantará”. Esta é a definição que Martha Mousinho, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade dásobre a 43ª edição do festival. “Uma programação que atende todas as faixas de idade”, ressaltou ela.

A Concha Acústica é a grande novidade deste ano. Foi reformada e será palco das atrações principais. O teatro da Fundação Cultural também passou por reformas e receberá espetáculos. Outra novidade é um caminhão palco, em parceria com a Unifei e a 4ª Arte, que percorrerá bairros e comunidades de Itabira, levando arte e cultura. Atrações no teatro da Fundação Cultural, na Fazenda do Pontal e nas casas de cultura também estão presentes na programação.

O 43° Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira e tem o patrocínio da Vale.

Zé Mulato e Cassiano são considerados hoje a mais importante dupla caipira em atividade no Brasil (Divulgação)
Zé Mulato e Cassiano são considerados hoje a mais importante dupla caipira em atividade no Brasil (Divulgação)

Zé Mulato e Cassiano - A mais importante dupla caipira em atividade no Brasil

Zé Mulato e Cassiano formam hoje a mais importante dupla caipira em atividade no País, na melhor tradição de Pena Branca e Xavantinho e Tonico e Tinoco.

Osirmãos José das Dores Fernandes (Zé Mulato) e João Monteiro da Costa Neto (Cassiano) tiveram em casa as primeiras lições com o pai, que tocava cavaquinho e cantava. Ainda criança, Zé aprendeu com um andarilho chamado Raimundo Roda, de passagem por sua cidade, os primeiros segredos da viola caipira. Da infância em Minas Gerais, nasceram sonhos e em 1969 desembarcaram em Brasíliaapenas com os instrumentos e a vontade de cantar e encantar.O primeiro disco só aconteceu em 1978, pela gravadora Xororó. Depois vieram outros e muitas participações em coletâneas como a homenagem ao Capitão Furtado no disco (Marvada Viola), ao lado de Sivuca, Rolando Boldrin, Roberto Corrêa e outros. Zé Mulato e Cassiano tiveram algumas das suas músicas regravadas por dezenas de violeiros pelo Brasil afora e também por cantores da MPB. Em 2015, Zé Mulato e Cassiano ganharam o Prêmio da Música Brasileira como a melhor dupla regional do Brasil e hoje com quase 40 anos de carreira continuam encantando com a tradicionalíssima música caipira raiz.

Onde há respeito e admiração pela viola caipira o palco está formado para o talento dessa dupla que nunca faz concessões, sempre defendendo a verdadeira música brasileira.

Banda 5 à Seco se apresenta no dia 22 de julho (Foto: Divulgação)
Banda 5 à Seco se apresenta no dia 22 de julho (Foto: Divulgação)

5 à Seco –A riqueza de timbres e texturas musicais

Descontraídos e irreverentes, os jovens integrantes do 5 à Seco, Vinicius Calderoni, Tó Brandileone, Leo Bianchini, Pedro Altério e Pedro Viáfora, essencialmente cantores e violonistas, se desdobram no palco e o resultado é uma rica gama de timbres e texturas musicais, perpassando os arranjos, tudo sempre amarrado por um roteiro de inspiração teatral.

O bom humor e a descontração são pontos altos. Eles fazem uma nova MPB, bem arranjada e com letras pensadas. No circuito universitário, há quem os chame de os novos Chico Buarque. Um elogio e tanto, mas exagerado de certa forma. Não que lhes falte talento, mas os tempos são outros. Não há a Ditadura para combater.

Donos de carreiras individuais anteriores ao projeto e pertencentes a uma geração capaz de transitar entre gêneros musicais diversos sem preconceitos (do samba de raiz ao indie rock, do hip hop à música folclórica, passando pelo jazz contemporâneo e os ritmos caribenhos, entre outros), os integrantes do 5 à Seco demonstram em suas canções o resultado dessa antropofagia sonora que está impregnada em seus respectivos DNAs e criam um espetáculo inventivo e surpreendente que celebra a arte do encontro.

Com músicas como “Em Paz” e “Pra Você Dar o Nome”, temas de novelas da Globo, a banda 5 à Seco se destaca e agrega qualidade musical e artística ao 43° Festival de Inverno de Itabira.

Kiko Zambianchi
Kiko Zambianchi vai trazer o rock nacional para o Festival (Foto: Divulgação)

Kiko Zambianchi – A tradição do rock nacional

Kiko Zambianchi, nome artístico de Francisco José Zambianchi, é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro. Começou a tocar guitarra na adolescência, tendo participado de festivais estudantis e peças de teatro. Fez shows pelo interior, formou a banda Vida de Rua e aos 23 anos mudou-se para São Paulo, onde foi contratado em um mês pela gravadora EMI.

Kiko lançou no final de 1984 o single de "Rolam as Pedras" que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Depois disso lançou pela EMI o LP Choque, que emplacou os sucessos "Rolam as Pedras" e "Primeiros Erros" e ainda “Nossa Energia" e "Quem Sofre Sou Eu".

Kiko Zambianchi foi presença marcante no "Acústico MTV", da banda Capital Inicial. Nesse trabalho Kiko cantou, arranjou e a música “Primeiros Erros” se tornou o maior hit do disco. Foi a maior vendagem conseguida pela banda em toda a sua carreira e Zambianchi fez mais de 250 shows acompanhando-os por todo o país.

Grupo de Teatro Armatrux - Uma das companhias de maior destaque no cenário teatral brasileiro

O Grupo de Teatro Armatrux, que nasceu em 1991, destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Através de várias parcerias artísticas, o Grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta às diversas possibilidades de encenação.

São 19 espetáculos encenados, construindo uma trajetória e um repertório rico, que levou o Armatrux a se apresentar em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais. Assim, o Armatrux corre o Brasil e o mundo, consolidando a importância das artes cênicas mineiras e totalizando um público de mais de meio milhão de pessoas em suas apresentações e oficinas. Entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução.

Para o 43° Festival de Inverno de Itabira, o Grupo de Teatro Armatrux traz o espetáculo De Banda pra Lua. A montagem iniciou a parceria, que se mantêm até os dias atuais, entre o Grupo Armatrux e o diretor e encenador Eid Ribeiro. Com uma proposta de encenação voltada para o trabalho do ator, a peça dá prosseguimento a uma das marcas do Armatrux, caminhar entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução.

Em “De banda Pra Lua” o grupo se vale do teatro de sombras, elemento essencial para a construção do mundo encantado proposto pelo espetáculo. No enredo, Tonico e Bié moram na roça com o pai e a mula Madrugada. Apaixonados pela lua e seus mistérios, Tonico, Bié e Madrugada vivenciam aventuras marcadas por encantamento, trapalhadas, risos e sustos. O mundo da imaginação das crianças é o palco perfeito para essa misteriosa e terna história povoada de seres encantados, como São Jorge, o dragão e aparições de outro mundo.

O espetáculo foi vencedor de prêmios importantes como 1º Prêmio de Dramaturgia Infanto-Juvenil de Minas Gerais/2005, Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz/ 2006, 1º e o 2º Prêmio “Cena Minas”, em 2007 e em 2008, na categoria “Formação de Público” e recebeu, em 2008, onze indicações para o Prêmio Sinparc e quatro indicações para o Prêmio Sesc-Sated.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 14

MÚSICA | Tributo ao Rock - Orquestra de Câmara da Fundação Cultural

Local: Teatro da Fundação | Horário: 19h30

ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS

Abertura oficial e show com Banda Seven Little Heads

Local: Rua Irmãos d'Caux | Horário: 19h

 

Dia 15

EXPOSIÇÃO | Genin ‘‘SOLO’’ - Álbum das Glórias Músicais

Local: Foyer da Fundação | Horário: 19h30

ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS

Recepção de motoclistas e shows com as bandas Jurassic Metal, DR 80, Valhalla e Zé Pelin

Local: Rua Irmãos d'Caux | Horário: 10h

INTERVENÇÃO | 1° Arraiá dos Jovens em Ação – Showsregionais, Jhessy e Leslie e quadrilha com participação do Combem, Vida Ativa e Apae

Local: Parque da Água Santa | Horário: 18h

MÚSICA | Roda de Viola com apresentações regionais

Local: Ipoema | Horário: 20h

BAR DO FESTIVAL

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 21h

 

Dia 16

INTERVENÇÃO | Cortejo de Marujos e Batuque doBarro Preto

Local: Memorial CDA | Horário: 14h

MÚSICA | Banda Santa Cecília

Local: Concha Acústica | Horário: 16h

MÚSICA: Coral da Fundação Cultural

Local: Distrito de Senhora do Carmo | Horário: 16h

MÚSICA | CERIMÔNIA DE ABERTURA OFICIAL comapresentação dos Meninos de Minas

Local: Concha Acústica | Horário: 17h

MÚSICA | Quinteto de Cordas (Integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Suíte de Capoeira

Local: Concha Acústica | Horário: 18h

MÚSICA | Zé Mulato e Cassiano

Local: Concha Acústica | Horário: 19h

 

Dia 17

REABERTURA DA IGREJA DO ROSÁRIO

MÚSICA | Procissão com Guardas de Marujos, missa com apresentação do Coral e da Orquestra da Fundação Cultural

Local: Igreja do Rosário | Horário: 18h

 

Dia 18

LITERATURA | Contação de histórias com Rosângela, Célia Regina e Luiz Henrique

Local: Bairro Santa Marta | Horário: 15h

 

Dia 19

MÚSICA | Música na Igreja – Coral BellaeVoices

Local: Igreja da Saúde | Horário: 19h

MÚSICA | Meninos de Minas e Meninar

Local: Bairro Madre Maria de Jesus | Horário: 19h

 

Dia 20

CINEMA | Exibição de filme

Local: Memorial CDA | Horário: Início às 17h30

MÚSICA | Meninos de Minas e Meninar

Local: Bairro Machado | Horário: 19h

MÚSICA | Quinta Cultural

Local: Bairro Pará | Horário: 19h

DANÇA | Grupo Balance - Eu, o outro

Local: Teatro da Fundação | Horário: 20h

BAR DO FESTIVAL | Cibele Xavier (Pop/Rock) e Dj Bárbara Oliver

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 21h

 

Dia 21

LITERATURA| Contação de história - Contos da Carochinha, Mitos e Lendas

Local: Bairro Machado/Gomes | Horário: 15h

INTERVENÇÃO | Circuito Cultural Itabirano

Local: Bairro Praia | Horário: 19h

INTERVENÇÃO | Palestra show - Valmir Rosa

Local: Casa do Brás | Horário: 19h30

BAR DO FESTIVAL | Trio Conceição (Forró) e Dj Léo Junior

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 21h

 

Dia 22

MÚSICA | Contação de histórias com Rosângela, Célia Regina e Luiz

Local: Bairro Boa Esperança | Horário: 15h

TEATRO | Grupo Armatrux – De Banda Pra Lua

Local: Teatro da Fundação | Horário: 18h

Ingressos: 1 litro de leite de caixinha (retirada de ingressosna Fundação Cultural um dia antes do evento limitado a dois por pessoa)

MÚSICA | Causos e Violas com Caipira da Pedreira e Valmir Rosa

Local: Bairro Boa Esperança | Horário: 19h

MÚSICA | Banda Nosso Fulcro

Local: Concha Acústica | Horário: 20h

MÚSICA | 5 à Seco

Local: Concha Acústica | Horário: 21h

BAR DO FESTIVAL | Maíra Baldaia (Lançamento CD),Karen Lopes (MPB e Forró) e DjTex

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 22h

 

Dia 23

LITERATURA | Contação de Histórias – Chuva de Histórias

Local: Memorial CDA | Horário: 17h

ESPETÁCULO | Intervenções Circenses - Oficina Reinventandoo Circo

Local: Memorial CDA | Horário: 17h

MÚSICA | Orquestra Show da Polícia Militar de MG

Local: Concha Acústica | Horário: 18h

MÚSICA | Serginho Beagá (Projeto Semba Samba Cultura)

Local: Concha Acústica | Horário: 20h

 

Dia 24

MÚSICA | Música na Igreja - Coral da Fundação

Local: Santuário São Geraldo | Horário: 19h

ARTESANATO | Lançamento Projeto LAB - Ateliê

Criativo

Local: Galeria da Fundação | Horário: 19h

 

Dia 25

INTERVENÇÃO | Grupo Urban Beats (Hip hop e dança de rua

Local: Praça Acrísio | Horário: 17h

MÚSICA | Música na Igreja - Daniel Pantoja e Marcos Borges

Local: Igreja do Rosário | Horário: 19h

LITERATURA | Final do Slam A Rosa do Povo com show de Hip Hop

Local: Praça Acrísio | Horário: 19h

 

Dia 26

LITERATURA | Contação de histórias - Contos da carochinha,mitos e lendas, Grupo de Violeiros e Grupo Meninar

Local: Bairro Barreiro | Horário: 19h

MÚSICA | Música na Igreja - Coral BellaeVoices

Local: Igreja Presbiteriana (Major Lage) | Horário: 19h

MESA REDONDA | ‘‘Nossas Raízes’’ com Ana Alvarenga,Danilo Souza, Marconi Ferreira, Mauro Moura e Solange

Duarte com mediação do professor José Carlos

Local: Memorial CDA | Horário: 19h

 

Dia 27

LITERATURA | Contação de histórias - Contos da carochinha, mitos e lendas

Local: Bairro Gabiroba | Horário: 16h

INTERVENÇÃO | Bate papo com Stella Guimarães e apresentação documentário sobre o 4ª Arte Cultural.

Local: Casa de Drummond Horário: 19h

MÚSICA | Música na Igreja – Meninar e Vando (Duo)

Local: Igreja Batista Internacional (Valério| Horário: 19h

MÚSICA | Meninos de Minas

Local: Bairro Gabiroba de Baixo | Horário: 19h

BAR DO FESTIVAL | Alisson Teixeira (MPB e Pop) e Dj

Orozimbo

Local: Fazenda do Pontal| Horário: 21h

 

Dia 28

LITERATURA | Lançamento de Livro - Pé de Abacate eUniforme com palestra e apresentação dos Drummonzinhos

Local: Galeria da Fundação | Horário: 19h

MÚSICA | Maurício Rocha e Grupo de Violeiros

Local: Ipoema | Horário: 19h

BAR DO FESTIVAL | Fernando Cotonete e Banda

(MPB e Pop Rock) e Dj Recruta

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 21h

 

Dia 29

CAMINHOS DRUMMONDIANOS | Participação da Cia.

Itabirana de Teatro

Início | 9h: Funcesi

Término | Memorial CDA

Vagas: 25

Inscrições: até 28/7 na Fundação Cultural

LITERATURA | Contação de história - Contos da Carochinha, mitos e lendas

Local: Bairro Pedreira (Centro Comunitário) | Horário: 15h

TEATRO | Cia Insólita de Teatro - A Jagunça

Local: Teatro da Fundação | Horário: 19h

Ingressos: 1 litro de leite de caixinha (retirada de ingressosna Fundação Cultural um dia antes do evento limitado a dois por pessoa)

MÚSICA | Projeto Luthier Arte, Oficio e Cidadania com show

de violas

Local: Concha Acústica | Horário: 19h

MÚSICA | Jhony France convida, Maurício Rocha, Clau Vianae Paola Guerra em Raízes Sertanejas

Local: Concha Acústica | Horário: 20h

BAR DO FESTIVAL | Felipe Guiniu (Samba Rock e MPB) e DjReyvin

Local: Fazenda do Pontal | Horário: 22h

 

Dia 30

ENCERRAMENTO DO 43° FESTIVAL DE INVERNO

INTERVENÇÃO | Teatro de Rua Lambe Lambe de Ouro Preto

Local: Memorial CDA | Horário: 13h

INTERVENÇÃO | Teatro de Rua Trupe Nos

Local: Memorial CDA | Horário: 14h

MÚSICA | Coral do SESC

Local: Concha Acústica | Horário: 16h

MÚSICA | Itabiranos em Cena com participação de JésusHenrique, Dudu GPM, Renata Araújo e Ana Moreira

Local: Concha Acústica | Horário: 19h

MÚSICA | Show com Kiko Zambianchi

Local: Concha Acústica | Horário: 20h

Ingressos: 1 Kg de alimento não perecível

 

OFICINAS, PALESTRAS E WORKSHOPS

Revivendo o Circo

Ministrante: Arte Andarilha

Local: Fide | Data: 17 a 21/07

Horário: 14 às 16h | Vagas: 20

Publico alvo: a partir de 10 anos

Objetivos: Possibilitar a vivência de atividades circenses, malabarismo, perna de pau, acrobacia de solo e jogos teatrais de palhaço.

 

Palestra: Método Suzuki - ShinichiSuzuki  e a didática do iniciante

Ministrante: Paula Cordeiro

Local: Casa do Brás | Data: 17/07

Horário: 19h30 | Vagas: 30

Publico alvo: instrumentistas de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e  contrabaixo), pais e interessados em didática musical.

Objetivos: Nesta palestra será contextualizado o método Suzuki, sua história e sua utilização.

Aspectos sobre a filosofia do método,  disseminação no Brasil e objetivos  pedagógicos.

 

Produção de Instrumentos com materiais recicláveis

Ministrante: Valmir

Local: Casa do Brás | Data: 17 a 21/07

Horário: 14 às 18h | Vagas: 25

Publico alvo: acima de 16 anos

Objetivos: Conscientizar as pessoas de que é

possível, com ações simples, reutilizarresíduos para produzir objetos lúdicos.

 

WORKSHOP: "Tempo em movimento"  oficina de canto e saúde vocal para a  melhor idade

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data: 18/07

Horário:  10 às 12h  | Vagas: 10

Publico alvo: Acima de 60 anos, interessados  em cantar, dividir experiências, histórias, trilhas sonoras favoritas e que estejam  desfrutando da melhor idade.

Objetivos: Esta oficina busca promover  através de exercícios e técnicas oriundas do ensino do

Canto a busca por uma melhor consciência de nossa saúde vocal e mental.

 

Workshop Mascaramentos

Ministrante: Lucas Costa

Local: Teatro FCCDA | Data: 18/07

Horário: 18 às 22h | Vagas: 20

Público alvo: acima de 16 anos

Objetivos: Propiciar aos participantes a noção do que é mascaramento, utilizando objetos do cotidiano.

 

Oficina Produção Musical

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data: 18/07

Horário: 15 às 19h | Vagas: 3

Público alvo: Alunos de Canto da Casa do Brás

Objetivos: Durante as oficinas os alunos construirão o material musical apresentado nos

shows, bem como descobrirão como produzir e gerenciar peças gráficas, fotográficas e

audiovisuais,  com o intuito de administrarem suas carreiras e  construírem seus próprios presskits.

 

Narração e Jogos Teatrais

Ministrante: Lucas Costa

Local: Teatro da Fundação | Dia:18 e 19/07

Horário: 14 ás 17h | Vagas: 20

Público alvo: 12 à 16 anos

Objetivos: Estimular o trabalho em grupo, a utilização do corpo e voz em cena.

 

Oficina de Performance

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data: 18,19, 20, 26 e 27/07

Horário: *Variado | Vagas:28 (2 turmas)

* Dia 18/07 de 13 às 15h e 15 às 19h

  Dia 19 e 26/07 de 10 às 12h

  Dia 20 e 27/07 de 11 às 12h e de 20h às 21h

Publico alvo: Alunos de Canto da ELMI

Objetivos: Exercícios em grupo, trabalho de corpo  e preparação vocal. Construção cênico-

musical do repertório do recital de encerramento do primeiro semestre.

 

PALESTRA:  Música e singularidade: a diversão começa em casa! - A importância do ensino de música para pessoas com deficiência.

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data:18/07

Horário: 19 às 20h30 | Vagas: 40 pessoas

Público alvo: pais e familiares de crianças com deficiência, educadores

Objetivo: Esta palestra pretende oferecer algumas ferramentas para que pais e familiares possam  desenvolver em casa atividades e jogos capazes de estimular musicalmente e apresentar o universo musical ao indivíduo com deficiência.

 

Prática e Performance em conjunto

Ministrante: Alfredo Ribeiro

Local: Casa do Brás | Data:19 e 20/07

Horário: 19 às 22h | Vagas: 25 (2 turmas)

*Dia 19/07 - 19 às 22h

 Dia 20/07 - 19 às 22h

Publico alvo: Geral/músicos

Objetivos: Nesta oficina serão abordadas técnicas que facilitam a prática em conjunto de

música popular.

 

Palestra e Workshop: Estratégias de estudo  para instrumentistas

Ministrante: Paula Cordeiro

Local: Casa do Brás | Data: 19/07

Horário: 14h30  | Vagas: 20 (ouvintes)  

4 (executantes)

Publico alvo: Instrumentistas (ouvintes e executantes)

Objetivos: Sabendo que o estudo é a chave para uma performance de sucesso, este workshop

visa sugerir e trabalhar estratégias de estudo de forma global e específica com os executantes.

 

Modos Gregos - Teoria e Aplicação

Ministrante: Henrique  Toledo

Local: Casa do Brás | Data: 21/07

Horário: * Variado | Vagas: 10 (2 turmas)

Turma 1: 10 às 13h30   

Turma 2: 14h30 às 17h30

Publico alvo: Estudantes de música (instrumentos melódicos, harmônicos e canto )pré –

requisito: conhecimento da escala maior.

Objetivos: Ampliar os conhecimentos sobre  diferentes escalas e suas aplicações na

improvisação e composição.

 

Ora Bolhas

Ministrante: Stella Guimarães

Local: Memorial CDA | Data: 23 e 30/07

Horário: Variado* | Vagas: 30 (2 turmas)

* Dia 23/07 - 14 às 17h - 15 vagas

  Dia 30/07 - 15 às 17h - 15 vagas

Publico alvo: 6 a 10 anos

Objetivos: Ensinar técnicas de bolhas de sabão gigantes, nacaradas.

 

Produção de Livros Infantil

Ministrante: Guilherme Ávila Salgado

Local: Fide | Data: 24 e 25/07

Horário:  Variado*  | Vagas: 30 (3 turmas)

*Dia 24/07 - 14 às 17h - 10 vagas

  Dia 25/07 - 9 às 12h - 10 vagas

  Dia 25/07 -  14 às 17h - 10 vagas

Publico alvo: 4 a 9 anos

Objetivo: Aproximar a criança ao universo do livro e da leitura, ampliando seu repertório

linguistíco e artístico, a parte de referências, interpretações, historias e memórias.

 

Tabuleiro Drummondiano

Ministrante: Aguilay Silveira

Local: Fazenda do Pontal | Data: 24/07

Horário: 13 às 18h | Vagas: 10

Publico alvo: acima de 16 anos

Objetivos: Resgatar culinária mineira antiga apresentadas por Drummond em alguns poemas.

 

Construção de Brinquedos Antigos eReconstrução do Imaginário

Ministrante: Arte Andarilha

Local: Serra dos Alves | Data: 24 a 28/07

Horário: 13 às 16h | Vagas: 20

Publico alvo: a partir de 8 anos

Objetivos: Contribuir para a preservação da tradição e fazer brinquedos a partir de

reaproveitamento de sucatas.

 

Teatro "Cidadezinha Qualquer"

Ministrante: Ildeu Ferreira

Local: Fide | Data: 24 a 28/07

Horário: 14 às 17h | Vagas: 15

Publico alvo: a partir de 10 anos

Objetivos: Proporcionar aos interessados a apreensão do universo Drummondiano sob a ótica teatral.

 

Tumbaitá em movimento

Ministrante: Jarbas Cardoso

Local: Teatro da Fundação | Data: 24 a 28/07

Horário: 14 às 16h | Vagas: 20 vagas

Publico alvo: acima de  16 anos

Objetivos: Propagar e divulgar as danças de tradição mineira.

 

Palestra: Cantores, mídias e produção musical - caminhos e dificuldades do cenário

contemporâneo.

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data: 25/07

Horário: 8h00 ás 9h30  | Vagas: 40 pessoas

Público alvo: cantores, compositores, intérpretes, bandas, performers.

Objetivo: Esta palestra pretende elencar ferramentas e caminhos introdutórios para aqueles

que pretendem iniciar esta jornada.

 

Masterclass para Cantores:  A construção cênica como parte do processo interpretativo do

performer de música  popular. Ferramentas e técnicas.

Ministrante: DeniPerotti

Local: Casa do Brás | Data: 25/07

Horário: 10h às 12h | Vagas: 10 vagas

Público alvo: cantores

Objetivos: A oficina pretende, através da observação orientada dos repertórios individuais de

cada participante, oferecer mecanismos e ferramentas para auxiliar o intérprete de música

popular na construção cênica de suas performances.

 

Oficina Divisão Rítmica - Percepção e vivência

Ministrante: Henrique Toledo

Local: Casa do Brás | Data: 28/07

Horário:*Variado | Vagas: 20 (2 turmas)

* Turma1: 10h30 às 12h30 | Turma 2: 15 às 17h

Publico alvo: Estudantes de música (qualquer área) e apreciadores de música. 

Objetivos: Desenvolver a percepção e compreensão do ritmo como elemento primordial da

música.

 

Oficina de Canto Coral

Ministrante: Maestro Felipe

Local: Casa do Brás | Data: 28,29 e 30/07

Horário: * Variado | Vagas: 32

Dia 28/07 -19 às 21h

Dia 29/07 - 10 às 12h  e 15 às 17h

Dia 30/07 - 10 às 12h

Publico alvo: a partir de 16 anos

Objetivos: Proporcionar aos alunos a vivência da música através da prática do canto coral.

Comentários