Ciência & Tecnologia

Equipe de Robótica representará a Unifei-Itabirano maior evento tecnológico do Brasil

A equipe já é bicampeã da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica na categoria IEEE VerySmallSize, em que os robôs disputam uma partida de futebol
A equipe Drumonsters já é bicampeã da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica na categoria IEEE VerySmallSize, em que os robôs disputam uma partida de futebol (Foto: Divulgação)

A equipe de robótica Drumonsters, formada por alunos da Unifei-Itabira, participará da Campus Party Brasil, principal evento  de internet e tecnologia do país,que desde 2008 atrai, anualmente,geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos para acompanhar centenas de atividades.Essa será a sua 10ª edição e acontecerá em Brasília, entre os dias 14 a 18 de junho. Uma das atrações deste ano será o campeonato de hockey entre robôs, categoria na qual a Drumonsters irá participar.

A Drumonsters foi criada em 2010, por estudantes da Unifei-Itabira, e tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico através da construção de robôs para participação em competições nacionais e internacionais. A equipe já é bicampeã da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica na categoria IEEE VerySmallSize, em que os robôs disputam uma partida de futebol.

Robô já vem sendo trabalhado desde 2016 (Foto: Divulgação)
Robô já vem sendo trabalhado desde 2016 (Foto: Divulgação)

Na modalidade hockey, que será a disputada na Campus Party, a equipe também apresenta um bom histórico, tendo competido na Winter Challenge - outro importante evento tecnológico - em 2012 e 2013, conseguindo, respectivamente, o 3º e 4º lugar.

O robô que será usado na competição vem sendo trabalhado desde 2016 e, para esse desafio, estão sendo feitos apenas pequenos ajustes. Para João Miguel, membro dogrupo, é este preparo que condiciona uma boa participação no evento. “A expectativa é a melhor possível. Comparado a outros robôs que já tivemos, esse está ficando bem mais forte. Você vê em cada integrante o ar de confiança à medida que o trabalho vai ganhando forma. Por conta disso tudo, a gente espera sair de lá entre os melhores colocados”, destaca.

Finalizada a participação no Campus Party, a Drumonsters já tem outros compromissos agendados. Em julho, participarão da 13ª edição do Winter Challenge, em São Caetano do Sul, disputando nas modalidades hockey e seguidor de linha. Em outubro, a equipe pretende disputar novamente a Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica, que neste ano será realizada em Curitiba.

Comentários