Cidades

Prefeitura de Catas Altas apresenta contas do primeiro quadrimestre de 2017

Durante a audiência os secretários apresentaram Daniela Almeida/ASCOM
Durante a audiência os secretários apresentaram a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2017 (Foto: Daniela Almeida/ASCOM)

A Prefeitura de Catas Altas promoveu, no último dia 30 de maio, uma audiência pública para fazer a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2017. Na ocasião, cada secretário apresentou à população presente os números e as ações que foram realizadas neste período.

Na área das finanças, a secretaria de Administração e Fazenda informou que nos quatro primeiros meses, as receitas orçamentárias e extra orçamentárias somaram R$ 2.731.429,45. Enquanto que as despesas totalizaram R$ 2.059.305,98. Esses valores são referentes ao trabalho desenvolvido em cada setor.

Na Agricultura e Meio Ambiente, entre as várias medidas, foram feitas: recuperação de nascentes; melhoria nos sistemas de tratamento de esgoto; limpeza nos reservatórios da estação de Tratamento de esgoto (ETE); reativação do tratamento de água na Estação de Água (ETA); e distribuição de sementes para os produtores rurais.

Na Educação, muitas ações foram tomadas, visando a melhoria das condições para o aprendizado dos estudantes da rede municipal e também dos que precisam estudar fora. Entre algumas das ações, foram realizadas: capacitações paras os servidores, entre professores, coordenadores, gestores escolares e serventes; contratação de novos professores; organização de kit escolar; promoção de festival de mini atletismo; e ampliação da rota escolar, atendendo a quase 600 alunos da rede municipal e de cursos técnico e superior em outras cidades.

Na Saúde, a prioridade foi atender a toda demanda de consultas, exames e vacinas que estavam paralisadas há alguns meses. Também foi realizada a organização do Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM), com aumento das especialidades médicas disponíveis no município. Além disso, em quatro meses, foram realizados 23.437 procedimentos ambulatoriais por meio do Sistema Único de Saúde; 2.017atendimentos nas especialidades médicas ofertadas no município;175 consultas com médicos especializados por meio do convenio com Cismepi; 5.693 exames, entre Endoscopia, Duplex Scan, exames laboratoriais, Eletrocardiograma e outros.

Na Assistência Social,foram realizadas medidas que visaram a melhoria nas condições de vida do cidadão de Catas Altas. Entre algumas delas, reforma de seis residências e distribuição de 37 cestas básicas. Além disso, nestes quatros meses, foram promovidos cursos e palestras com participação de mais 320 participantes.

No setor de Obras, além dos serviços de reparos e intervenções em secretarias e órgãos públicos, recolhimento de entulhos, construção de poço artesiano na comunidade do Mato Grosso, também foi iniciado o preparo do terreno para reparo, através da empresa responsável, no Muro de Canga na entrada da cidade.

Em Esporte e Lazer, as ações visaram retomar um setor que, até então, tinha sido deixado de lado. Nestes quatro primeiros meses, foram feitas várias açõescomo elaboração do projeto de montanhismo; criação de kit esportivo; apoio a atletas; incentivo a Capoeira e outros esportes; planejamento de reformas e manutenções dos espaços esportivos; estímulo às atividades esportivas (ginástica, vôlei, futebol de salão); e desenvolvimento da Liga Desportiva Regional.

Já no setor de Turismo e Cultura o trabalho tem sido feito com intuito de promover o município e reinseri-lo no mapa do Turismo Brasileiro, por meio da Associação do Circuito do Ouro (ACO). Além disso, foi reativado o Centro de Atendimento ao Turistas (CAT); realizado carnaval com um novo conceito; fechado o Bicame de Pedras com intuito de preservar o patrimônio; promovida sessão de Cinema na Praça; retomada a educação patrimonial; e dado apoio a eventos e entidades locais (Aprovart, bandas locais, Feira Sabores do Morro, Bier Fest, Saint Patrick´s Day, Mountain Bike, etc.).

A apresentação dos investimentos e da arrecadação do Poder Público garante mais transparência no uso do dinheiro público e é uma determinação estabelecida na Lei Complementar 101/2000, que define as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Comentários