Cidades

Comissão vai a Santa Bárbara debater retomada da Samarco

Atividade faz parte do conjunto ações planejadas para tratar do retorno das operações da empresa no Estado.

Os deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta segunda-feira (5/6/17), às 15 horas, uma visita à Prefeitura de Santa Bárbara (Região Central). O objetivo é debater a retomada das atividades da Samarco Mineração S.A. e atende a solicitação dos deputados Roberto Andrade (PSB) e Gustavo Valadares (PSDB). A sede do Executivo municipal fica na Praça Cleves de Faria, 122, Centro.

A visita é um desdobramento da audiência pública realizada na ALMG no último dia 23/5, quando foram iniciados os debates para a retomada das operações da empresa.

Na oportunidade, o deputado Roberto Carvalho defendeu que a Samarco está pronta para retomar as atividades, mas que seria preciso uma nova licença de operação. O estudo para solicitar oficialmente a licença já estaria pronto, mas, antes de submeter o documento ao poder público, seria preciso a anuência de todos os municípios da área dos empreendimentos.

O parlamentar afirmou, ainda, que as prefeituras têm que informar se o plano de operação está de acordo com as normas municipais e apenas a Prefeitura de Santa Bárbara não teria entregado esta anuência.

Situação

A Samarco está com grande parte das suas atividades paralisadas desde novembro de 2015, quando o rompimento da barragem de Fundão resultou em mortes, destruição de distritos e poluição da Bacia do Rio Doce desde Mariana (Região Central) até o litoral do Espírito Santo.

Comentários