Classificados e Concursos

6 dicas para aumentar as chances de contratação

Atualmente, estimativas apontam que os números do desemprego no Brasil estão chegando na casa dos 12 milhões, e a expectativa de melhora é somente para meados deste ano. Enquanto o mercado ainda não melhora e com o maior rigor das empresas na hora da contratação, é bom se preparar antes da entrevista. Veja como:

1) Dê o tiro certo
Antes de distribuir currículos, selecione as empresas as quais gostaria de trabalhar e selecione as vagas disponíveis. Veja as exigências as quais as vagas impõem e, caso não preencha os requisitos, faça cursos de especialização.

2) Use a tecnologia ao seu favor
Crie redes de relacionamento profissional, pesquise sobre as vagas disponíveis, estude, atualize-se em busca de atender aos requisitos e o mais importante: tenha perfil relevante nas redes sociais, porque os recrutadores pesquisam tudo o que você disponibiliza na internet.

3) Faça amigos
O chamado networking tem se tornado imprescindível para se conseguir algo no mercado de trabalho. Por isso, vá além dos tradicionais amigos de redes sociais e busque profissionais em feiras e eventos, troque cartões e aja naturalmente e esqueça a timidez.

4) Treine no espelho
O autoconhecimento tem um papel fundamental durante as entrevistas de emprego. Se conhecendo, as chances de nervosismo durante o processo diminui e as chances aumentam. Por isso, treine no espelho e fale sobre você, suas experiências profissionais, objetivos e perspectivas na empresa.

5) Tenha postura de vencedor
Evite falar que seu interesse é apenas financeiro, mesmo que seja verdade. Mostre que você está pronto para atuar na vaga, demonstre interesse, sorria, chame o entrevistador pelo nome e olhe nos olhos dele. Ao falar sobre você, troque as palavras "problema" por "desafio", "erros" por "aprendizado" e "fazer" por "ser responsável por".

6) Seja criativo
Dê sugestões inesperadas, aja por conta própria, tenha liberdade para pular etapas tradicionais. Convidar quem deseja trabalhar para tomar um café seria uma boa? Então por que não? O "não" você já tem. O que pode acontecer é você não receber um retorno. Porém, mesmo assim você ficará marcado como ousado por muito tempo.

Comentários