Esportes

Atlético-MG e Ponte empatam, e paulistas levam vantagem para a volta

Atacantes Roger e Robinho marcaram os gols e, no dia 21 de setembro, em Campinas, Macaca assegura a classificação às oitavas com empate sem gols

Atlético-MG e Ponte Preta não mostraram aquilo que vêm fazendo no Brasileiro (Foto: VINNICIUS SILVA / Agência Estado)
Atlético-MG e Ponte Preta não mostraram aquilo que vêm fazendo no Brasileiro (Foto: Vinnicius Sailva/Agência Estado)

Definitivamente, a Copa do Brasil é outra competição. Atlético-MG e Ponte Preta provaram isso no empate em 1 a 1, no Mineirão, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final. O futebol demonstrado por ambas as equipes nem de longe lembrou as campanhas do Galo e da Macaca, que brigam na parte de cima da tabela do Brasileirão. Os gols de Roger, para a Ponte Preta, e Robinho, para o Atlético-MG, deixaram os visitantes mais felizes, já que entram classificados na partida de volta, em Campinas, dia 21 de setembro. O gol marcado fora de casa é critério de desempate.

No segundo jogo do confronto, a Ponte Preta garante vaga com empate sem gols. Empate com mais de um gol para cada lado dá a vaga ao Atlético-MG. Se alguém vencer, também passa de fase.

As equipes voltam a campo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, a Macaca encara o Corinthians, às 16h (de Brasília), no Moisés Lucarelli. Já o Galo visita o Grêmio, domingo, às 16h, em Porto Alegre, em confronto direto pelas primeiras posições na competição nacional.

O jogo

Se olhar a posição dos times na tabela do Brasileiro, qualquer apostador cravaria uma vitória do Atlético-MG. Ainda mais por jogar em casa, diante da torcida. Mas do outro lado a Ponte Preta queria mostrar que poderia surpreender.

E o dia não era bom para o Galo também. As surpresas, todas ruins, começaram antes do jogo. Victor foi cortado da partida, ainda no aquecimento, por sentir dores lombares. Uilson o substituiu. Nas cadeiras do estádio a torcida, acostumada a lotar o Mineirão, compareceu em pequeno número para os padrões do torcedor atleticano: 15.493 pessoas no estádio.

E, por fim, o futebol lento dos donos da casa na primeira metade do jogo. Fato que, nem de longe, fez lembrar o “rolo compressor” que se mostra ser quando o Galo é o mandante no Brasileiro. A Ponte se aproveitou de tudo isso. Roger se valeu de falha da defesa do Atlético-MG, que parou no lance, e tocou na saída de Uilson aos 37 minutos. O primeiro tempo foi sofrível em termos de qualidade técnica, e a Ponte Preta fez o que se propunha: jogar por uma bola.

Ainda no primeiro tempo, mais uma notícia ruim: Marcos Rocha deixou o campo sentindo dores na coxa direita. Apesar de tudo isso, o Galo voltou melhor na segunda etapa, com a entrada de Maicosuel no lugar de Otero. O time ganhou a qualidade que precisava no meio para o ataque. E, em grande jogada, Maicosuel achou Robinho, que tocou no canto direito de Aranha para empatar aos 19 minutos.

O Galo ainda perdeu Carioca nos 10 minutos finais de partida, por lesão no tornozelo esquerdo, e como já havia feito as três alterações, terminou o jogo com um jogador a menos. Nem Wellington Paulista, nem Abuda e muito menos Matheus Jesus, que entraram no segundo tempo, foram capazes de aproveitar o fator numérico em campo e o empate acabou sendo justo. Douglas Grolli ainda foi expulso no último minuto.

Comentários