Educação

Escolas têm até hoje para escolher livros didáticos para ensino fundamental

Após ter sido prorrogado, termina hoje (15) o prazo para que as escolas públicas escolham os livros didáticos que serão usados pelos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2017. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos que ainda não fizeram a escolha devem finalizar o processo no Sistema Pdde Interativo.

O prazo terminaria na última sexta-feira (12), mas até o início da tarde cerca de 20% das escolas ainda não haviam escolhido as obras. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu, então, dar mais tempo às escolas.

O colégio que não acessar o sistema ou não registrar nenhuma opção receberá automaticamente uma das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para cada componente curricular.

Para auxiliar as escolas, o FNDE disponibilizou o Guia de Livros Didáticos 2017, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (Pnld).

O Pnld tem por objetivo abastecer as escolas públicas de ensino fundamental e médio de livros didáticos e acervos de obras literárias, complementares e dicionários. A cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Uma mesma série recebe todos os livros novos a cada três anos. Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte, todas para os anos finais do ensino fundamental.

Comentários