Ciência & Tecnologia

Pesquisador desenvolve tecnologia para coleta de sangue com resultado instantâneo

Projeto submetido ao financiamento Pró-Inovação da Fapemig realiza teste rápido com apenas uma gota de sangue

Com o aparelho, testes preventivos de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, podem ser feitos na hora e na frente do paciente (Foto: Divulgação)
Com o aparelho, testes preventivos de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, podem ser feitos na hora e na frente do paciente (Foto: Divulgação)

Uma tecnologia desenvolvida pelo pesquisador Luiz Augusto Pinto para exame de sangue, promete trazer benefícios importantes para os pacientes da rede pública de saúde. A tecnologia denominada TLR ANFITECH utiliza apenas uma gota de sangue para análise podendo ser feita em qualquer local, com resultado na hora. Testes preventivos de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, podem ser feitos na hora e na frente do paciente.

Além do benefício de fazer com que a coleta e análise do sangue possa ser feita em qualquer local, o invento elimina o custo do transporte do sangue para qualquer laboratório central. Outro benefício apontado pelo pesquisador é levar diagnóstico para toda a população que não tem acesso aos serviços prestados pelos laboratórios tradicionais que atendem ao SUS e aos Planos de Saúde. 

O procedimento do exame é simples e semelhante ao de medição de glicose. “A gota de sangue coletada é misturada ao reagente específico e depois colocada no equipamento eletrônico, que faz a leitura e emite o resultado” explica Augusto. Em seguida, o dispositivo emite o resultado do exame na mesma hora. 

O pesquisador atribui ainda, a eficiência do exame ao reagente que é misturado ao sangue.  O produto, também produzido por ele foi desenvolvido a partir de anticorpos sintéticos, sem a utilização de animais e com pouco impacto ambiental. 

O projeto foi submetido ao programa pró-inovação em busca de apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A linha de financiamento Pró-Inovação foi criada por meio da parceria Fapemig/BDMG com o objetivo de apoiar projetos de desenvolvimento com foco na inovação de produtos, processos e serviços de empresas instaladas em Minas Gerais.

Próximos passos

Para que a tecnologia esteja disponível na rede pública, o TLR ANFITECH, ainda será submetido a alguns trâmites. O primeiro deles, diz respeito à solicitação de financiamento à Fapemig, de acordo com o pesquisador. Em seguida o projeto precisa ser testado nos hospitais públicos. Atualmente ele é utilizado em hospitais privados em São Paulo.

Pró-Inovação

O programa Pró-Inovação tem o objetivo de apoiar projetos de desenvolvimento com foco na inovação de produtos, processos e serviços de empresas instaladas em Minas Gerais. É um financiamento para quem busca novas formas de crescer.

Financie seu projeto

A empresa interessada em receber o financiamento para algum projeto de pesquisa deve preencher o Formulário Pró-Inovação e o Quadro de Usos e Fontes Pró-Inovação. O documento deve ser enviado em formato eletrônico para o endereço inovacao@bdmg.mg.gov.br e também na versão impressa protocolada na Fapemig.

Comentários