Política

Ministro do STF confirma arquivamento de inquérito sobre Anastasia

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, confirmou hoje (4) o arquivamento do inquérito que investigava o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), na Operação Lava Jato, por entender que não há provas para demonstrar o envolvimento do senador.

O ministro arquivou o inquérito em outubro do ano passado, mas a Polícia Federal pediu o desarquivamento, após apresentar novas diligências. No entanto, em nova decisão, Zavascki seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República e voltou a arquivar o processo.

O inquérito chegou ao STF, em março do ano passado, quando a procuradoria pediu ao Supremo abertura de inquéritos contra parlamentares investigados na Lava Jato.

O inquérito contra o senador foi baseado em depoimento do ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, também investigado na Lava Jato. Ele disse que foi a Belo Horizonte entregar R$ 1 milhão, a pedido do doleiro Alberto Youssef, delator do esquema de corrupção.

Segundo o agente, a entrega foi feita em uma casa da capital mineira, em 2010, a uma pessoa que não se identificou. De acordo com o policial, o doleiro disse que a entrega era para o então governador Anastasia.

Após a divulgação do depoimento, a defesa de Youssef enviou à Justiça Federal declaração para negar que ele tenha ordenado o envio de dinheiro para o senador.

Por determinação do juiz Sérgio Moro, Jayme Alves foi afastado das funções de policial federal em novembro do ano passado. No esquema, ele entregava dinheiro a pessoas indicadas por Youssef. Jayme é réu em uma das ações penais da operação e não fez acordo de delação premiada.

Comentários