Coluna

O Brasil começa aqui

Brasil, país tropical de belas praias e lindos dias de sol. São tantas as belezas e riquezas naturais que nos enche o peito de orgulho e nos faz crer que somos uma das melhores nações, o melhor país para se viver, e na verdade é. Como já diziam, mesmo aos trancos e barrancos, tropeça aqui e levanta ali, o Brasil ainda é Brasil e sempre será, terra de povo alegre que brinca com a própria sorte, que não se abate pelos obstáculos da vida e está sempre pronto para vencer desafios e romper barreiras.

Hoje, mais do que nunca, o nosso país precisa desta força, desse sangue latino que dribla as dificuldades, transforma migalhas em montanhas e momentos de tristeza em luz para o futuro. Então é hora de crescer, nos reciclar politicamente e começar a combater as más práticas em nosso município. Precisamos estar cientes de que somos nós os responsáveis e somos nós que escrevemos a nossa própria história. Não podemos atirar pedras em uma multidão porque no meio dela apenas um nos causa frustração.

Precisamos rever os nossos conceitos e examinar as nossas atitudes, ver se foram corretas ou se de certa forma contribuímos propositalmente, ou mesmo involuntariamente, para o quadro que se instalou em nosso país. É nos municípios que elegem os  vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidentes da república, por isso somos todos responsáveis. Às vezes nos preocupamos com o que está distante de nós, mas fazemos vista grossa para aquilo que está na nossa frente, que é palpável. A corrupção está praticamente institucionalizada em todos os poderes. Hoje se contrata empresas sem licitação e está tudo certo, desvia-se o dinheiro da saúde e tudo bem,  não se investe mais na educação mas tudo "ok". O vereador que você ajudou a eleger não fiscaliza, mas também não faz mal. Ninguém parece mais se preocupar com os que dependem do poder público para ter uma qualidade de vida melhor. É o dito: cada um por si, Deus por todos.

Estamos vivendo uma época de individualidade e esquecendo que vivemos em uma sociedade e, queiramos ou não, dela fazemos parte. Em 2016 vamos começar a consertar o nosso país. Isso é possível, desde que você não aceite favores em troca do voto nem seja complacente com as más práticas. Para consertar uma nação basta olhar bem para dentro de nós mesmos.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários