Coluna

Damon: apenas um retrato na parede

O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) foi eleito em 2012 prometendo grande revolução na maneira de administrar a cidade. De acordo com Damon, o município de Itabira vivia uma crise de corrupção onde a minoria ficava cada dia mais rica e a maioria cada dia mais pobre. Damon denunciava a falta de remédio nos postos, criticava a alta criminalidade, o trânsito - que de acordo com ele era caótico - e prometia mudanças em todos os setores da administração. Sempre disse que era uma covardia o que faziam com o itabirano. Prometeu também fazer uma auditoria nos últimos doze anos dos governos Ronaldo Magalhães e João Izael. Damon queria saber onde foi aplicado o que se arrecadou neste período e garantiu tornar público toda a roubalheira que segundo ele era latente. Três anos se passaram e Damon continua acusando seus antecessores, mas não apresentou até hoje à população os resultados da auditoria, conforme prometeu. Daí alguns questionamentos a serem feitos: Será que não foi encontrado nenhuma irregularidade nesses governos? Será que Damon se decepcionou com o resultado da auditoria e preferiu engavetá-la ou será que os rastros da corrupção foram de encher os olhos da nova administração?

O certo é que o cidadão itabirano tem o direito de saber o resultado, do contrário fica a dúvida: será que esta auditoria foi mesmo feita? Qualquer serviço pago com dinheiro público deve ser prestado conta. Ou será que essa "caça aos corruptos" não passa de uma nova modalidade de corrupção? Para que serviu essa auditoria se as informações coletadas ficaram apenas para o conhecimento do próprio Damon? Pelas denúncias que fazia, já sabia de tudo sobre os governos anteriores ou suas acusações eram no mínimo levianas.

Agora o prefeito Damon tem gasto o tempo apenas em manobras para se livrar da cassação e tenta descredibilizar a farta documentação que aponta inúmeras irregularidades no governo, o que ele sempre combateu quando não era prefeito.

O governo Damon caminha para o fim e hoje só se fala em dívidas, mas que foram contraídas em seu mandato porque é necessário ressaltar que Damon recebeu a prefeitura com R$ 38 milhões em caixa.

Do dinheiro arrecadado em sua gestão ninguém da notícia e nenhuma de suas promessas de campanha foi cumprida. As obras com recursos do Governo Federal que são as UPA's, UBS, Umei's, captação de água e outras, andam a passos de tartaruga. Damon prometeu também duas mil casas populares para resolver de vez o déficit habitacional, mas as poucas casas entregues por Damon foram construídas no governo João Izael.

Tratando da mobilidade urbana o governo de Damon se limitou apenas em refazer as pinturas nas ruas e criar o estacionamento rotativo que arrecada uma fortuna e ninguém sabe para onde vai o dinheiro.

Na saúde falta médicos, enfermeiros e até atendentes em todos os PSF's. A promessa de Damon de colocá-los para funcionar 24hrs por dia ficou apenas em discurso de campanha. A demanda para exames médicos e consultas continuam acumulando. Há pessoas na fila há quase três anos aguardando exames e principalmente tratamentos fora do domicílio. Outra atitude do governo que não se explica é que o prefeito Damon não inscreveu o município no programa Mais Médicos do Governo Federal. Todas as cidades que se inscreveram receberam estes profissionais que atendem muito bem a população. A satisfação do cidadão com os médicos do programa ultrapassa os 80%.

Damon prometeu criar a guarda municipal para dar mais segurança. Prometeu também expandir as câmeras do Olho Vivo, inclusive para os bairros, mas a ação do prefeito neste sentido se limitou apenas em criar a nova secretaria de Ordem Pública, pasta que até o momento só serviu para empregar amigos.

O governo de Damon tem sido criticado por descumprir a legislação que rege a administração pública. Há denúncias no Ministério Público sobre contratação de empresas sem licitação. O projeto apresentado durante a campanha e aprovado por mais de 70% da população foi uma grande mentira e não há esperança de que o governo encontre o rumo certo. Damon não tem coragem de romper os laços com os incompetentes que o cercam, o compromisso com eles é maior do que com a cidade.

Ele dizia que sonhava em ser prefeito de Itabira, e conseguiu, mas vai ficar na história apenas como um retrato na parede.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários